(A)muros Atravessados na Educação: Representações Insurgentes Frente às Consequências da Modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250047

Palavras-chave:

Educação, Contemporaneidade, (A)muros, Subjetivação docente

Resumo

Este escrito apresenta os atravessamentos dos (a)muros na educação contemporânea enquanto representações insurgentes às consequências da modernidade. Esta temática emerge ante a construção do objeto de pesquisa, em fase de doutoramento, no cenário educativo do Programa Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. A tese doutoral se institui em torno da constituição do professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea. Estes (a)muros, expressão lacaniana, rementem ao ato de castração do sujeito (ou de negação desse processo), ao tempo, que manifesta a ideia de sujeito do desejo, faltante. Assim, pelos estudos bibliográficos, foi possível elevar o sentido de (pós-)modernidade e de contemporaneidade, levando-nos a vincular os (a)muros e a noção de professor-sujeito às significações das consequências de modernidade. Ao final, alcançamos novos caminhos para pensar a subjetividade docente no cenário educacional, além de nos orientar à constituição de passes para a apreensão de representações outras acerca de suas implicações na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Ediênio Vieira Farias, UNEB

Mestre em Educação de Jovens e Adultos. Doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB/Campus I). Professor efetivo de Matemática do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 

Maria de Lourdes Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

DIAS, A. O difícil caminho da ética na contemporaneidade: uma leitura de Zygmunt Bauman. In.: PALMEIRA, M. F de; ROSEIRA, N. A. F. Educação e democracia: fundamentos teóricos para uma abordagem de valores. Salvador: EDUNEB, 2008.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad. Márcio Alves da Fonseca; Salma Annus Muchail. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.

FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). Trad. Eduardo Brandão. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIDDENS, A. Introdução. In.: GIDDENS, As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991. p. 08-52.

IBERNÓN, F. Amplitude e profundidade do olhar: educação ontem, hoje e amanhã In.: IBERNON, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In.: JODELET, D. (Org.). Representações sociais. Paris: PUF, 1989. p. 31-61.

LACAN, J. O seminário 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da Psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

LACAN, J. O Seminário 22: R.S.I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LACAN, J. A identificação: seminário 1961-1962. Trad. Ivan Corrêa e Marcos Bagno. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.

LACAN, J. Estou falando com as paredes: conversas na Capela de Sainte-Anne. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

ORNELLAS, M.de L. S. Psicanálise e educação: o que falta em um está no outro? Salvador: EDUFBA, 2019.

PEREZ, D. O. A identificação, o sujeito e a realidade: uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiano-lacanaina. Periódicos UFES, Revista Sofia, vol. 5, n. 1, 2016.

RIGAL, L. A escola crítico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In.: IBERNON, F.(Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.

SOUSA, C. P. Alteridade: o outro na constituição da subjetividade docente. In.: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2013. Curitiba, PR. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC-PR, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7136_5272.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

SUBIRATS, M. A educação do século XXI: a urgência de uma educação moral. In.: IBERNON, F.(Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo