(A)muros Atravessados na Educação: Representações Insurgentes Frente às Consequências da Modernidade

Ediênio Vieira FARIAS, Maria de Lourdes Soares ORNELLAS

Resumo


Este escrito apresenta os atravessamentos dos (a)muros na educação contemporânea enquanto representações insurgentes às consequências da modernidade. Esta temática emerge ante a construção do objeto de pesquisa, em fase de doutoramento, no cenário educativo do Programa Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. A tese doutoral se institui em torno da constituição do professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea. Estes (a)muros, expressão lacaniana, rementem ao ato de castração do sujeito (ou de negação desse processo), ao tempo, que manifesta a ideia de sujeito do desejo, faltante. Assim, pelos estudos bibliográficos, foi possível elevar o sentido de (pós-)modernidade e de contemporaneidade, levando-nos a vincular os (a)muros e a noção de professor-sujeito às significações das consequências de modernidade. Ao final, alcançamos novos caminhos para pensar a subjetividade docente no cenário educacional, além de nos orientar à constituição de passes para a apreensão de representações outras acerca de suas implicações na contemporaneidade.

Educação. Contemporaneidade. (A)muros. Subjetivação docente.


ABSTRACT

This writing presents the crossing of (a) walls in contemporary education as insurgent representations to the consequences of modernity. This theme emerges before the construction of the research object, in the doctoral stage, in the educational scenario of the Postgraduate Program in Education and Contemporary at the State University of Bahia. The doctoral thesis is instituted around the constitution of the teacher-subject before the (a) walls of contemporary education. These (a) walls, Lacanian expression, complement of the subject's act of castration (or denial of this process), at the time, which manifests the missing subject's idea of the subject. Thus, through bibliographic studies, it was possible to raise the sense of (post-) modernity and contemporaneity, leading us to link the walls to the meanings of the consequences of modernity. In the finaly, we apprehend that the interpretative readings unveiled new ways to think about the subjectivity of teachers in the contemporary education scenario, in addition to guiding us to the constitution of passes to search for alternatives other to the implications of modernity.

Education. Contemporaneity. (A)walls. Teaching subjectification.

 

RESUMEN

Este artículo presenta los cruces de (a)muros en la educación contemporánea como representaciones insurgentes a las consecuencias de la modernidad. Este tema surge delante de la construcción del objeto de investigación, en la etapa de doctorado, en el escenario educativo del Programa de Posgrado en Educación y Contemporánea de la Universidad do estado da Bahia. La tesis doctoral se instituye en torno a la constitución del profesor-sujeto ante los (a)muros de la educación contemporánea. Estos (a)muros, expresión lacaniana, remiten al acto de castración del sujeto (o negación de este proceso), al tiempo que manifiesta la idea de sujeto del deseo, faltante. Así, a través de los estudios bibliográficos se logró elevar el sentido de (pos) modernidad y contemporaneidad, llevándonos a vincular los (a)muros y la noción de docente-sujeto con los significados de las consecuencias de la modernidad. Al final, llegamos a nuevas formas de pensar la subjetividad docente en el escenario educativo, además de orientarnos a la constitución de pases para la aprehensión de otras representaciones sobre sus implicaciones en la época contemporánea.

Educación. Tiempo contemporáneo. (A) paredes. Subjetivación docente.


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DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v7i13.250047

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