(A)muros Atravessados na Educação: Representações Insurgentes Frente às Consequências da Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250047Palavras-chave:
Educação, Contemporaneidade, (A)muros, Subjetivação docenteResumo
Este escrito apresenta os atravessamentos dos (a)muros na educação contemporânea enquanto representações insurgentes às consequências da modernidade. Esta temática emerge ante a construção do objeto de pesquisa, em fase de doutoramento, no cenário educativo do Programa Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. A tese doutoral se institui em torno da constituição do professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea. Estes (a)muros, expressão lacaniana, rementem ao ato de castração do sujeito (ou de negação desse processo), ao tempo, que manifesta a ideia de sujeito do desejo, faltante. Assim, pelos estudos bibliográficos, foi possível elevar o sentido de (pós-)modernidade e de contemporaneidade, levando-nos a vincular os (a)muros e a noção de professor-sujeito às significações das consequências de modernidade. Ao final, alcançamos novos caminhos para pensar a subjetividade docente no cenário educacional, além de nos orientar à constituição de passes para a apreensão de representações outras acerca de suas implicações na contemporaneidade.
Referências
DIAS, A. O difícil caminho da ética na contemporaneidade: uma leitura de Zygmunt Bauman. In.: PALMEIRA, M. F de; ROSEIRA, N. A. F. Educação e democracia: fundamentos teóricos para uma abordagem de valores. Salvador: EDUNEB, 2008.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad. Márcio Alves da Fonseca; Salma Annus Muchail. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). Trad. Eduardo Brandão. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIDDENS, A. Introdução. In.: GIDDENS, As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991. p. 08-52.
IBERNÓN, F. Amplitude e profundidade do olhar: educação ontem, hoje e amanhã In.: IBERNON, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In.: JODELET, D. (Org.). Representações sociais. Paris: PUF, 1989. p. 31-61.
LACAN, J. O seminário 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da Psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
LACAN, J. O Seminário 22: R.S.I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LACAN, J. A identificação: seminário 1961-1962. Trad. Ivan Corrêa e Marcos Bagno. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.
LACAN, J. Estou falando com as paredes: conversas na Capela de Sainte-Anne. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
ORNELLAS, M.de L. S. Psicanálise e educação: o que falta em um está no outro? Salvador: EDUFBA, 2019.
PEREZ, D. O. A identificação, o sujeito e a realidade: uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiano-lacanaina. Periódicos UFES, Revista Sofia, vol. 5, n. 1, 2016.
RIGAL, L. A escola crítico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In.: IBERNON, F.(Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.
SOUSA, C. P. Alteridade: o outro na constituição da subjetividade docente. In.: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2013. Curitiba, PR. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC-PR, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7136_5272.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.
SUBIRATS, M. A educação do século XXI: a urgência de uma educação moral. In.: IBERNON, F.(Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artimed, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ediênio Vieira FARIAS, Maria de Lourdes Soares ORNELLAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).