Autismo & Quadrinhos: Possibilidades de Aprendizagem e Inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252828

Palavras-chave:

Autismo, Quadrinhos, Educação Inclusiva, Modelo Social da Deficiência, Neurodiversidade

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar a potencialidade pedagógica e inclusiva das histórias em quadrinhos para com os educandos autistas sob a perspectiva do Modelo Social da Deficiência e da Neurodiversidade. Primeiro, apresentamos questões gerais sobre a questão da deficiência e do autismo; em segundo lugar, apresentamos questões gerais sobre os quadrinhos e suas possibilidades pedagógicas e inclusivas. Em seguida, apresentamos os resultados de nossa pesquisa de opinião realizada por meio do Google Forms e dirigida a três públicos-alvos: autistas, cuidadores e professores. A análise do conjunto de nossos diálogos com os textos dos pesquisadores e da pesquisa por meio do Google Forms com distintos públicos-alvos veio a confirmar a nossa hipótese inicial de que há potencialidade no uso de histórias em quadrinhos para a aprendizagem e para a inclusão de educandos autistas na Educação Básica. Entretanto, também devemos salientar que essa potencialidade depende da superação do capacitismo estrutural da sociedade.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Souza Pires Dias, UFF

Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP). Cursista de Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva e Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Alíson Oliveira da Silva, UFMS

Professor de História da rede estadual de Goiás - SEDUCE/GO. Especialista em Sociologia para o Ensino Médio pela Universidade de Brasília (UnB) e em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no Ensino de História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Arcos

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Publicado

2021-12-23