Autismo & Quadrinhos: Possibilidades de Aprendizagem e Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252828Palavras-chave:
Autismo, Quadrinhos, Educação Inclusiva, Modelo Social da Deficiência, NeurodiversidadeResumo
O presente artigo se propõe a investigar a potencialidade pedagógica e inclusiva das histórias em quadrinhos para com os educandos autistas sob a perspectiva do Modelo Social da Deficiência e da Neurodiversidade. Primeiro, apresentamos questões gerais sobre a questão da deficiência e do autismo; em segundo lugar, apresentamos questões gerais sobre os quadrinhos e suas possibilidades pedagógicas e inclusivas. Em seguida, apresentamos os resultados de nossa pesquisa de opinião realizada por meio do Google Forms e dirigida a três públicos-alvos: autistas, cuidadores e professores. A análise do conjunto de nossos diálogos com os textos dos pesquisadores e da pesquisa por meio do Google Forms com distintos públicos-alvos veio a confirmar a nossa hipótese inicial de que há potencialidade no uso de histórias em quadrinhos para a aprendizagem e para a inclusão de educandos autistas na Educação Básica. Entretanto, também devemos salientar que essa potencialidade depende da superação do capacitismo estrutural da sociedade.
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