Amor à Vida ou Amor à Morte, Reflexão sobre a Pedagogia do Coronavírus

Autores

  • José Ivamilson Silva Barbalho Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.253435

Palavras-chave:

Biofilia, Necrofagia, Pedagogia do Vírus, Crise Pandêmica, Covid-19

Resumo

Vivenciamos um momento chamado também de normalidade da exceção, quando o sistema neoliberal se impôs como modelo de economia financeira ao mundo, desde os anos de 1980. No cenário atual, face aos problemas advindos da situação provocada pela pandemia da Covid-19, pessoas e instituições foram afetadas em suas rotinas cotidianas. Temos, então, de maneira macro, um estado de excepcionalidade. O desafio tem sido encontrar formas diversas de reorganizar – no plano da convivência, lazer e trabalho – as relações sociais, quanto à falta de “normalidade”. Afetados pelo desequilíbrio financeiro, distúrbios emocionais, desorganização política ou interrupção de serviços, a crise pandêmica coloca em xeque, para todas as instituições, a necessidade de encontrar respostas quanto à produção de conhecimentos que poderão auxiliar no enfrentamento do Coronavírus. Esse estudo, de caráter teórico e analítico, busca refletir, suscintamente, numa perspectiva ética e sócio-antropológica, possibilidades de respostas acerca de algumas situações colocadas pela Covid-19, no contexto brasileiro.

Referências

ARENDT, Hannah. Erichann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BARBALHO, José Ivamilson Silva; ALMEIDA, Giseliane Medeiros.(orgs.). Educações & Resistências: diálogos, rupturas e alternâncias. Curitiba: Editora CRV. 2019.

BETTO, Frei. O Diabo na Corte: leitura crítica do Brasil atual. São Paulo: Cortes Editora, 2020.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro, 1997.

DESJEUX, Dominique. O Consumo: abordagens em Ciências Sociais. Maceió: Edufal, 2015.

DOWBOR, Ladislau. A Era do Capital Improdutivo: São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FRANÇA, Maria Lenilda Caetano Dos Princípios Universais Históricos ao Ordenamento Jurídico Brasileiro: educação um direito humano não disruptivo. In: BARBALHO, José Ivamilson Silva; ALMEIDA, Giseliane Medeiros (Orgs.). Educações & Resistências: diálogos, rupturas e alternâncias. Curitiba: Editora CRV. 2019.

FRANCISCO, Papa. Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Edições Paulinas, 2015.

FROMM, Erich. O Coração do Homem: seu gênio para o bem e para o mal. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LEVITSKY, Steven; ZIBLANTT, Daniel. Como Morrem as Democracias. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almeida, 2020.

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2008.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: da escravidão á Lava Jato. Rio de: Janeiro: Leya, 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo