Escudos contra Fake News: um método para combater a desinformação nos ambientes de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.253497

Palavras-chave:

Metodologia, Fake News, Desinformação, WhatsApp, Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta a metodologia “Escudos contra Fake News”, propondo seu uso na educação. Este método serve para validação do conteúdo que é recebido por aplicativos como WhatsApp, tornando-se ferramenta útil para verificação de notícias falsas e combate à desinformação. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa aplicada, realizada entre setembro e novembro de 2020 em programas de rádio nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A escolha por rádios foi determinada pelo fechamento das instituições de ensino no segundo semestre do ano passado, por causa da pandemia da Covid-19. A partir dos resultados desta experiência, que comprovaram a eficiência do método para identificação de notícias falsas, é proposta uma adaptação para aplicar em ambientes de ensino remoto e presencial.

Biografia do Autor

Luiz Adolfo Andrade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professor Adjunto no curso superior de Jogos Digitais, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia.

Lara Cavalcanti, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo