Aspectos teóricos da Aprendizagem Baseada em Equipes: refletindo o Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.254646Palavras-chave:
Metodologias ativas, Team-Based Learning, Educação BásicaResumo
Este artigo tem por objetivo refletir e construir relações entre o Ensino de Matemática e a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), destacando os aspectos teóricos e a organização didática que pode ser utilizada pelos professores ao optarem por essa metodologia. O propósito desta pesquisa é possibilitar aos professores de Matemática, bem como de outras áreas no âmbito da Educação Básica, noções elementares da ABE e suas etapas de desenvolvimento: preparação individual (pré-classe); garantia de preparo e aplicação dos conteúdos. Vale salientar que nesse texto, o objetivo não é apresentar a metodologia como sendo uma espécie de fórmula mágica no aprendizado da matemática, mas como um vetor no processo de ensino e aprendizagem, do aluno, fora e dentro do ambiente escolar.
Referências
AFONSO, Rosana T. L.; PEREIRA, Celice C. S. B. Percepção discente sobre aprendizagem baseada em equipes (TBL) e instrução em pares (PI). Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 4050-4056, jan. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6385/5647. Acesso em: 24 abr. 2022.
ALBUQUERQUE, Mário R. T. C.; CALDATO, Milena C. F.; BOTELHO, Nara M. Aprendizagem baseada em equipes: do planejamento à avaliação. 1. ed. Pará: Universidade do Estado do Pará. 53 p. 2021.
AUSUBEL, David P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BOLLELA. Valdes R; SENGER, Maria Helena.; TOURINHO, Francis Solange V.; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 293-300, 3 nov. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618. Acesso em: 24 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão final. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 24 abr. 2022.
CLARK, Michele et al. Off to on: best practices for online team-based learning. Collaborative (TBLC) conference, Iowa State University, San Diego, CA, p. 1-36, 2018. Disponível em: https://dr.lib.iastate.edu/entities/publication/9827af38-5e96-480f-be4f-519e15c4a114. Acesso em: 27 abr. 2022.
FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KRUG. Rodrigo R.; VIEIRA, M. S. M.; MACIEL, Marcos V. A.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, Fábio C. F.; KOCH, Milene C.; GROSSEMAN Suely. O “Bê-Á-Bá” da aprendizagem baseada em equipes. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 4, p. 1-9, out./ dez. 2016.
LIMA, Árllon C.; VASCONCELOS, Andreza Jackson. Avaliação por pares: uma experiência inovadora na pós-graduação. Realize, Campina Grande, v. 1, p. 1944-1959, 2021.
MICHAELSEN, Lary K. Getting Started with Team-Based Learning. In: Michaelsen LK, Knight A. B, Dee Fink L. A Transformative Use of Small Groups. Praeger Publishers, Westport, p. 27-52, 2022.
MICHAELSEN, Lary K.; SWEET, Michael. The essential elements of team-basead learning. Wiley online library, Nova Jersey, p. 7-27, 2008.
OLIVEIRA, Carlos A. Metodologia ativa de ensino-aprendizagem: manual do TBL.1. ed. Edição do autor, 118 p. 15 dez. 2015.
OLIVEIRA, Carlos N. C; FUGITA, Felipe. Geração alpha matemática: ensino fundamental – anos finais. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
PEZZINI, Clenilda C.; SZYMANSKI, Maria L. S. Falta de desejo de aprender: causas e consequências. Brazil Documents, p. 1-22, 2017. Disponível em: https://vdocuments.com.br/falta-de-desejo-de-aprender-causas-e-consequencias.html?page=1. Acesso em: 25 abr. 2022.
ROBERSON, Bill; FRANCHINI, Bilie. Effective task design for the TBL Classroom. Journal on Excellence in College Teaching, New York, p. 275-302. 2014.
SEGURA, Janice S. N. ABE: manual do professor. Facimed, Cacoal, p. 1-24. 2020. Disponível em: http://facimed.edu.br/arquivo/download/medicina-manual-academico-2020-2366. Acesso em: 29 abr. 2022.
SILVA, José A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na matemática: algumas considerações. 2005. 11 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rose Cátia da Silva Araújo, Gabriel de Oliveira Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).