Escola com turmas multisseriadas do campo decolonial: expectativas da comunidade campesina
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.255080Palavras-chave:
Escola multisseriada do campo, Expectativas, Comunidade Campesina, Estudos Pós-ColoniaisResumo
Este artigo tem por objetivo identificar e caracterizar as expectativas da comunidade campesina acerca da(as) função(ões) da escola com turmas multisseriadas. Nessa vertente, salientamos que nos aproximamos da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; WALSH, 2008). No tocante aos sujeitos/colaboradores da pesquisa contamos com a participação de 7 moradores(as) da comunidade. Como procedimento de análise utilizamos a Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999). Apontamos como resultados que a comunidade campesina tem muito o que dizer sobre a escola. Assim, à medida que reconhecemos os saberes-histórias dos povos-territórios campesinos, como referências para pensar-sentir-viver as práticas pedagógicas, caminhamos na construção de uma escola com turmas multisseriadas do campo decolonial.
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