Escola com turmas multisseriadas do campo decolonial: expectativas da comunidade campesina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.255080

Palavras-chave:

Escola multisseriada do campo, Expectativas, Comunidade Campesina, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e caracterizar as expectativas da comunidade campesina acerca da(as) função(ões) da escola com turmas multisseriadas. Nessa vertente, salientamos que nos aproximamos da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Pós-Coloniais (MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2005; WALSH, 2008). No tocante aos sujeitos/colaboradores da pesquisa contamos com a participação de 7 moradores(as) da comunidade. Como procedimento de análise utilizamos a Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1999). Apontamos como resultados que a comunidade campesina tem muito o que dizer sobre a escola. Assim, à medida que reconhecemos os saberes-histórias dos povos-territórios campesinos, como referências para pensar-sentir-viver as práticas pedagógicas, caminhamos na construção de uma escola com turmas multisseriadas do campo decolonial.

Biografia do Autor

Isaias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA. Mestre em Educação Contemporânea, PPGEduC-UFPE/CAA (2021). Especialista em Ensino de Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas/ Universidade de Pernambuco- UPE (2018). Pedagogo, UFPE/CAA (2016). Membro do grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Professor da rede municipal de educação de Vitória de Santo Antão e do Centro Universitário FACOL- UNIFACOL no curso de Pedagogia.

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste

Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado do IV Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. Coordenador do grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

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Publicado

2022-12-20

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Seção

Artigos em fluxo contínuo