Traços da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula da graduação

Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga

Resumo


O texto se constitui no relato de uma experiência profissional desenvolvida no contexto da disciplina A Pedagogia de Paulo Freire, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva analisar de que modo o pensamento pedagógico de Paulo Freire pode se constituir como aporte teórico da prática pedagógica docente-discente na sala de aula da graduação. Os/as estudantes que cursaram a disciplina e mestrandos/as que dela participaram na condição de estagiários de docência foram tomados/as como sujeitos da história e do conhecimento. A análise de ações e relações empreendidas entre a educadora e os estudantes anuncia traços do pensamento de Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 19. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2008.

BRAGA, Maria Margarete Sampaio de. Prática pedagógica docente-discente: traços

da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula. Recife: Editora UFPE, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,

_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3.

ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo:

Editora UNESP, 2000.

______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo:

Editora Olho d’Água, 2000a.

______. A Educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LIMA, Maria Socorro Lucena, BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. In: Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores. Educar em Revista. Curitiba: UFPR, n. 61, 2016 (No prelo).

SNYDERS. A alegria na escola. Barueri: Manole, 1988.

SOUZA João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Maria Eliete (org.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

Escola sem Partido <:http://escolasempartido.org/artigos/382-paulo-freire-e-aeducacao-bancaria-ideologizada>


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Interritórios