Traços da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula da graduação
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5051Resumen
O texto se constitui no relato de uma experiência profissional desenvolvida no contexto da disciplina A Pedagogia de Paulo Freire, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva analisar de que modo o pensamento pedagógico de Paulo Freire pode se constituir como aporte teórico da prática pedagógica docente-discente na sala de aula da graduação. Os/as estudantes que cursaram a disciplina e mestrandos/as que dela participaram na condição de estagiários de docência foram tomados/as como sujeitos da história e do conhecimento. A análise de ações e relações empreendidas entre a educadora e os estudantes anuncia traços do pensamento de Paulo Freire.Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 19. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2008.
BRAGA, Maria Margarete Sampaio de. Prática pedagógica docente-discente: traços
da pedagogia de Paulo Freire na sala de aula. Recife: Editora UFPE, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra,
_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3.
ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo:
Editora UNESP, 2000.
______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo:
Editora Olho d’Água, 2000a.
______. A Educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
LIMA, Maria Socorro Lucena, BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. In: Dossiê - Paulo Freire, a Prática Pedagógica e a Formação de Professores. Educar em Revista. Curitiba: UFPR, n. 61, 2016 (No prelo).
SNYDERS. A alegria na escola. Barueri: Manole, 1988.
SOUZA João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Maria Eliete (org.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
Escola sem Partido <:http://escolasempartido.org/artigos/382-paulo-freire-e-aeducacao-bancaria-ideologizada>
Descargas
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).