As escolas de referência em ensino médio de Pernambuco e a condição docente
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v3i4.22528Abstract
Este artigo apresenta um recorte dos resultados da pesquisa do curso de Mestrado que contempla as investigações em torno da temática da Educação Integral no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco e tem por objetivo analisar o Programa de Educação Integral de Pernambuco (PEI) que visa o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino médio, tendo o professor no centro do processo pedagógico como um dos atores que contribuem efetivamente para a implementação da política nas Escolas de Referência em Ensino Médio – EREMs. Para tal, foram analisados os documentos referentes ao PEI e os que fundamentam a concepção do trabalho docente no Programa de Educação Integral e no interior das Escolas de Referência, bem como as formas e os critérios de acesso dos docentes no referido programa. Os resultados apontam que a implantação das Escolas de Referência do Ensino Médio em Pernambuco, implicou em discrepâncias no que diz respeito, sobretudo, ao atendimento e a garantia da permanência dos estudantes no programa/escolas bem como às condições do trabalho docente.
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