Coisas Obscuras: representações de meninas do ensino médio sobre lesbianidade(s)

Authors

  • Talita Gonçalves MEDEIROS Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcio CAETANO Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v4i6.236740

Abstract

O presente estudo possuiu como objetivo interrogar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por estudantes de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir de “rodas de conversas” complementadas por anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados, podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a mulher é retratada na sociedade. Entretanto, a temática “lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola-, é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar e quando visível, ancora-se em representações mediadas somente pela violência.

Lesbianidade(s). Escola. Diálogo. Lesbofeminismo.

Obscure Things: representations of high school girls about lesbianity(s)

Abstract

The present study aimed to interrogate and understand the representations about the lesbianity (ies) produced by students of an agricultural school in the southern region of Rio Grande do Sul state. The research, guided by the Lesbofeminist Cultural Studies, produced its data through "circles of conversation" supplemented by notes of the "field diary". From the analysis of the data, we can point out that the students have conceptual visions and understandings about the lesbian(s) and that they already have a critical position regarding the way in which the woman is portrayed in society. However, the theme of "lesbianity (ies)" - not unlike the way other women are represented in school - is crossed by the invisibility at school space and, when visible, is anchored in representations mediated only by violence.

Lesbianity (s).School. Dialogue. Lesbofeminismo

Author Biographies

Talita Gonçalves MEDEIROS, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Membro do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada e mestra em História (UFPEL, 2012; FURG, 2015), atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Laboratório de Estudos de Gênero e História - LEGH

Marcio CAETANO, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas (FURG), graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências. Editor da Revista Momento: diálogos em educação.

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Published

2018-06-04

Issue

Section

Artigos em fluxo contínuo