Paulo Freire na trilha da criatividade libertadora
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5022Resumen
O artigo decorre das discussões realizadas a partir da tese ‘educação popular com Paulo Freire pressupõe criatividade libertadora’. Como recorte teórico, centrou-se na leitura de Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido delimitando argumentos ao contexto e significado de criatividade e ação criativa. Dois objetivos foram elaborados desenhando o movimento metódico mediado pela dialética freireana.Um pretendeu demonstrar que criatividade é conotação fundante ao pensamento freireano e, na continuidade, outro objetivo delimitou a maneira de pensar-agir com criatividade e ação criativa em educação libertadora. Deduz-se que o pensamento freireano descrito se constitui em espaço teórico à criatividade e ação criativa, limitado pela singularidade da educação libertadora.
Citas
ARROYO, M. Paulo Freire e o projeto popular para o Brasil. In Paulo Freire. Vida e obra. Organizado por Ana Inês Souza [et.al.]. São Paulo: Expressão Popular, pp. 267-278, 2001.
BRANDÃO, C. R.. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e palavras. São Paulo: Editora UNESP, Série Paulo Freire, 2005.
FREIRE, P. R. N.. Educação e atualidade brasileira. Tese de concurso para a cadeira de História e Filosofia da Educação. Escola de Belas Artes de Pernambuco. Recife-PE, 1959.
_______. Educação Como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
_______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_______. Pedagogia do Oprimido. 17 edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura; 15a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
_______. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 9a edição, Coleção O Mundo, Hoje, vol. 10. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).