Uma prática docente inspirada na pedagogia freireana: a experiência na cátedra Paulo Freire da PUC - SP
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5049Abstract
O texto apresenta o trabalho de docência desenvolvido na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, realizado no 1º semestre de 2016, com 32 doutorandos e mestrandos. Essa experiência objetivou contribuir para o desenvolvimento profissional de educadores, alunos da Cátedra, nas dimensões de ensino e pesquisa, e concretizar princípios teórico-metodológicos da pedagogia freireana. Um trabalho de leitura de realidade possibilitou levantar o universo temático do grupo-classe, dando origem a uma programação educativa dialógica, por meio da qual se pretendeu apreender criticamente o real, e a interdependência intrínseca entre os conteúdos estudados e a concretude dos problemas de pesquisa e das práticas pedagógicas dos estudantes. Os principais resultados obtidos puderam ser evidenciados em produções de textos dos alunos, que demonstraram a apropriação de referenciais freireanos trabalhados nocurso, a serem incorporados em suas Dissertações e Teses.
References
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente?In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Orgs.).
Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Editora
Autêntica, 2013. p. 53-86.FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 1991.
______. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho D’água, 1995.
______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. Cartas à Guiné-Bissau – registros de uma experiência em processo . São Paulo: Paz e Terra, 1977.
______. O professor universitário como educador. Estudos Universitários: Revista de Cultura da Universidade do Recife, Recife: Imprensa Universitária, v. 1, 1962.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa
. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido.
Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Política e educação. São Paulo: Editora Cortez, 1993. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Questões da nossa época. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Mudar é difícil, mas é necessário e urgente: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola.
Revista Teias, v.14, n. 33, p.102-120. Dossiê Especial, 2013.
Downloads
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).