O futuro dos cursos de direitos: entre a incerteza e a perplexidade

Autores/as

  • Lana Lisiêr de Lima PALMEIRA Universidade Federal de Alagoas UFAL
  • Edna Cristina do PRADO Universidade Federal de Alagoas UFAL
  • Carla Priscilla Barbosa Santos CORDEIRO Doutoranda Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v3i5.234434

Resumen

Este artigo objetiva discutir a estrutura e organização dos cursos jurídicos sobre o prisma das diretrizes curriculares para o curso de Direito, inseridas na Resolução CNE/CES nº 9/2004. A partir de um estudo histórico sobre o nascimento e formação dos cursos jurídicos no Brasil, pretende-se compreender a evolução do currículo jurídico ao longo dos anos. Em seguida, pretende-se analisar as atuais diretrizes vigentes para o ensino jurídico, compreendendo suas ideias centrais e seus objetivos. Por fim, pretende-se analisar a proposta para as novas diretrizes curriculares para o curso de Direito, verificando-se de que forma as mudanças pretendidas poderão afetar a qualidade do ensino jurídico. Ensino jurídico. diretrizes curriculares. Resolução CNE/CES nº 9/2004.

Ensino jurídico. diretrizes curriculares. Resolução CNE/CES nº 9/2004.

Abstract

The future of law courses: between uncertainty and perplexity

This article aims to discuss the structure and organization of legal courses on the prism of the curricular guidelines for the Law course, inserted in CNE / CES nº 9/2004 resolution. From a historical study on the birth and formation of legal courses in Brazil, it is intended to understand the evolution of the legal curriculum over the years. Next, we intend to analyze the current guidelines for legal education, understanding its central ideas and objectives. Finally, we intend to analyze the proposal for the new curricular guidelines for the course of Law, and verify how the changes that are intended may affect the quality of legal education.

Legal education. curricular guidelines. CNE / CES Resolution 9/2004


Biografía del autor/a

Lana Lisiêr de Lima PALMEIRA, Universidade Federal de Alagoas UFAL

 Doutoranda em Educação pela UFAL, mestra em Educação pela mesma instituição e bacharela em Direito. Atua como docente e vice-diretora da Faculdade SEUNE. Advogada. Email: lanallpalmeira@outlook.com. 

Edna Cristina do PRADO, Universidade Federal de Alagoas UFAL

Pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; doutora em Educação pela UNESP, mestre em Educação pela PUC/SP, bacharel em Direito pela FMN, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Linguística pela USP, especialista em Psicologia, também pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac/PR. Professora da r Universidade Federal de Alagoas.

Carla Priscilla Barbosa Santos CORDEIRO, Doutoranda Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação, mestra em Direito e bacharela em Direito pela UFAL. Atualmente estuda Pedagogia, atua como docente universitária e pesquisadora da esfera da educação jurídica e do Direito. Email: cpbsc@outlook.com

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Publicado

2018-01-12

Número

Sección

Artigos em fluxo contínuo