O Fórum dos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no contexto de luta pela valorização dos professores da educação básica

Autores/as

  • Alessandra ASSIS Universidade Federal da Bahia
  • Jaqueline Barbosa da SILVA Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v4i7.238196

Resumen

Este artigo intenciona socializar a trajetória do Fórum dos Coordenadores do PIBID (FORPIBID), enfatizando o percurso histórico do Programa no âmbito nacional. O diálogo paritário entre docentes e discentes, da Educação Básica e do Ensino Superior, evidencia o processo aprendente e ensinante que tem impulsionado a relação entre o FORPIBID, os órgãos financiadores e a rede interinstitucional de instituições de Ensino Superior brasileiras, consolidando a luta pela permanência e aperfeiçoamento do programa, bem como sua organicidade em relação a outros programas voltados para a valorização da formação de professores para a Educação Básica, a exemplo do PARFOR, LIFE, PRODOCÊNCIA, NOVOS TALENTOS, PNAIC.

 

FORPIBID. PIBID Diversidade. Educação Básica. Ensino Superior.

 

ABSTRACT

This article intends to socialize the trajectory of the Fórum dos Coordenadores do PIBID (PIBID Coordinators Forum - FORPIBID), emphasizing the historical way of the program in the national scope. The dialogue between peers of the teachers and students, from the basic education and the higher education, evidences the learning and teaching process that has boosted the relation between the FORPIBID, the financiers agencies and the inter institutional net of the Brazilians high education institutions, consolidating the fight for the permanence and the improvement of the program, as well as its organization concerning the other programs direct toward the appreciation of the teachers education to the basic education, as it has been seen in PARFOR, LIFE, PRODOCÊNCIA, NOVOS TALENTOS, PNAIC.

 

FORPIBID. PIBID Diversidade. Basic Education. Higher Education.



The Forum of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship in the context of the struggle for the valuation of primary education teachers


Biografía del autor/a

Alessandra ASSIS, Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Pedagogia pela UFBA. Atualmente é professora do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da UFBA, onde leciona na graduação e na pós-graduação, desenvolve pesquisas e atividades de extensão. Tem experiência na área de Educação e Práticas Docentes, Didática, Educação à Distância e Tecnologias na Educação. E-mail: bralessandra2007@gmail.com

Jaqueline Barbosa da SILVA, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é professora do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde exerce a docência, a extensão e a pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Prática Educativa, Educação Popular, Movimentos Sociais e (Auto)Biografias-Narrativas. E-mail: jaqueline.barbosa@yahoo.com.br

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Publicado

2018-09-22