Contribuições de Paulo Freire para o Pensamento Educacional Latino-Americano
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v2i2.5033Abstract
O presente artigo resulta de uma revisita a textos de Paulo de Freire incursionando por princípios, teses e práticas construídas em resposta às questões postas pela Educação. Abordamos quatro contribuições do que chamaremos as obras do pensamento de Freire, evidenciamos traços como a singularidade biográfica, a originalidade de sua construção teórica e o cultivo de uma profunda coerência entre vida e obra. Valemo-nos para, fundamentalmente, de alguns depoimentos de pesquisadores de orientação teórica crítica disponível como produção acadêmica e da sua obra do autor para evidenciar as contribuições freireanas para o pensamento da educação latino-americano.References
ARAÚJO FREIRE, Ana Maria. Paulo Freire. Uma história de vida. S. Paulo: Villa das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade do Recife, 1959.
_______. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. S. Paulo: Cortez Editora/Editora Autores Associados, 1982.
_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. S. Paulo: Paz e Terra, 1992.
INSTITUTO PAULO FREIRE. Paulo Freire Contemporâneo. S. Paulo, 2006, (documentário).
PAVAN, Ruth. A contribuição de Paulo Freire para a educação popular: uma análise do GT de Educação Popular da Anped. Caxambu: Anais da 31ª Reunião Anual, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Présentation. In: Langages, 29ᵉ année, n. 117, 1995.Les analyses du discours en France, sous la direction de Dominique Maingueneau.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).