Contribuições Freireanas para ações de Educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251598Palavras-chave:
Pedagogia Paulo Freire, Educação e saúde, AdolescênciaResumo
A promoção de saúde sexual e reprodutiva caracteriza-se como uma necessidade frente as diferentes situações de vulnerabilidade vivenciadas por adolescentes. Neste campo, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de Pernambuco, desde 2012, desenvolve ações de extensão, pesquisa e ensino pautadas nos referenciais teóricos-metodológicos freireanos, principalmente em escolas e instituições não governamentais. Considerando estas experiências, o artigo traz reflexões sobre as contribuições da Pedagogia Paulo Freire para a realização de ações de educação em sexualidade com adolescentes. As reflexões abordam a importância da construção de conhecimentos críticos no campo em discussão, a materialização dos fundamentos do diálogo e a expressão de sua intencionalidade no espaço educativo, as repercussões da vivência do diálogo e a compreensão deste como uma experiência formativa, ética, política e humanizadora. Espera-se que estas reflexões possam contribuir para a ampliação de espaços dialógicos com adolescentes.
Referências
ÁVILA, M. B. Direitos sexuais e reprodutivos: desafios para as políticas de saúde. Cad. Saúde Pública, v. 19, n. Sup. 2, p. S465–S469, 2003.
BARBOSA, S. M. et al. Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para adolescentes na prevenção às DST. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 337–341, 2010.
BRABO, T. S. A. M.; SILVA, M. E. F. DA; MACIEL, T. S. Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes. Práxis Educativa, v. 15, n. e2013397, p. 1–21, 2020.
BRANDÃO. C.R. O quê é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas., 2017.
BRASIL. Boletim Epidemiológico de Sífilis. Boletim Epidemiológico Especial, v. 6, n. 1, p. 42, 2020.
BRASIL. Boletim Epidemiológico HIV / Aids | 2020. Boletim Epidemiológico Especial, v. 1, p. 68, 2020.
CAMPOS, H. M. et al. Diálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias! Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 13, n. 3, p. e2437, 2018.
CGI.BR. TIC Kids Online Brasil 2018: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 7. ed. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.
CÓRDOBA, A. G.; GALHEIGO, S. M. Reflexiones críticas acerca de los derechos humanos: Contribuciones desde la terapia ocupacional Latinoamericana. World Federation of Occupational Therapists Bulletin, v. 71, n. 2, p. 73–80, 2015.
CRUZ, P. J. S. C. et al. Educação Popular em Saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Rev. Ed. Popular, v. Edição Esp, p. 6–28, 2020.
FELISBINO-MENDES, M. S. et al. Análise dos indicadores de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes brasileiros, 2009, 2012 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, n. Suppl 1, p. 1–14, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. 34a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011c.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011d.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 15a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011e.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2011f.
FREIRE, P. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. São Paulo: Paz e Terra, 2011g.
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 6a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GARZÓN, A. M. M. Educação Crítica Libertadora para a Sexualidade do Adolescente na Escola Rural, na Colômbia e no Brasil. [s.l.] UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2019.
GONTIJO, D. T. et al. Validação do jogo digital PREVINIX para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. 2, p. 163–178, dez. 2019.
GONTIJO, D. T.; SANTIAGO, M. E. Autonomia e Terapia Ocupacional: reflexões à luz do referencial de Paulo Freire. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup., v. 4, n. 1, p. 2–18, 2020.
HABERLAND, N.; ROGOW, D. Sexuality education: Emerging trends in evidence and practice. Journal of Adolescent Health, v. 56, n. 1, p. S15–S21, 2015.
MONTEIRO, R. J. S. et al. DECIDIX: encontro da pedagogia Paulo Freire com os serious games no campo da educação em saúde com adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 9, p. 2951–2962, set. 2018.
MORAES, S. P. DE; VITALLE, M. S. DE S. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência: interações ONU-Brasil Sexual and reproductive rights during adolescence: UN-Brazil interactions. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2523–2531, 2015.
MOROSINI, M. V.; FONSECA, A. F.; PEREIRA, I. B. Educação em Saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (Eds.). . Dicionário da educação profissional em saúde. 2ed. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 155–162.
REIS, A. A. C.; MALTA, D. C.; FURTADO, L. A. C. Desafios para as políticas públicas voltadas à adolescência e juventude a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ciencia e Saude Coletiva, v. 23, n. 9, p. 2879–2890, 2018.
SHEGOG, R. et al. Serious Games for Sexual Health. Games for health journal, v. 4, n. 2, p. 69–76, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. RESOLUÇÃO Nº 09/2017. Regulamenta a inserção e o registro da Ação Curricular de Extensão (ACEx) como carga horária nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFPE. Recife, 2017.
VIDAL, E. I.; RIBEIRO, P. R. M. Algumas reflexões sobre relacionamentos afetivos e relações sexuais na adolescência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 2, p. 519–532, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Lobo JUCÁ, Daniela Tavares GONTIJO, Sémares Genuíno VIEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).