Contribuições Freireanas para ações de Educação em saúde sexual e reprodutiva com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251598

Palavras-chave:

Pedagogia Paulo Freire, Educação e saúde, Adolescência

Resumo

A promoção de saúde sexual e reprodutiva caracteriza-se como uma necessidade frente as diferentes situações de vulnerabilidade vivenciadas por adolescentes. Neste campo, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de Pernambuco, desde 2012, desenvolve ações de extensão, pesquisa e ensino pautadas nos referenciais teóricos-metodológicos freireanos, principalmente em escolas e instituições não governamentais. Considerando estas experiências, o artigo traz reflexões sobre as contribuições da Pedagogia Paulo Freire para a realização de ações de educação em sexualidade com adolescentes. As reflexões abordam a importância da construção de conhecimentos críticos no campo em discussão, a materialização dos fundamentos do diálogo e a expressão de sua intencionalidade no espaço educativo, as repercussões da vivência do diálogo e a compreensão deste como uma experiência formativa, ética, política e humanizadora. Espera-se que estas reflexões possam contribuir para a ampliação de espaços dialógicos com adolescentes.

Biografia do Autor

Adriana Lobo Jucá, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE). Terapeuta Ocupacional da Prefeitura da Cidade do Recife.

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciências da Saúde pela (UnB). Terapeuta ocupacional e docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE)

Sémares Genuíno Vieira, IAM/Fiocruz-PE

Mestre em Saúde Pública pelo (IAM/Fiocruz-PE). Terapeuta Ocupacional da Prefeitura da Cidade do Recife. 

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Publicado

2021-08-27