A lei Nº 10.639/2003 na BNCC: incoerências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.256361

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, BNCC, Desafios, Incoerências

Resumo

O presente texto objetiva realizar uma análise sobre as relações étnico-raciais a partir da Lei 10.639/2003, a qual estabelece a inserção do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refletindo sobre os prováveis efeitos, inconsistências e desafios presentes na construção de um currículo nacional que alcance toda a nossa riqueza sócio-cultural. Metodologicamente trata-se de um estudo que se caracteriza por ter uma abordagem qualitativa, documental e as análises foram baseadas no Ciclo de Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP). Com isso, apontamos como resultados que a temática das relações étnico-raciais não está sendo contemplada na BNCC. Portanto, salientamos que a ausência dessa temática na BNCC precisa estar mais presente, tendo em vista que esse documento influencia na política educacional. Além disso, essa invisibilidade representa uma incoerência devido à história do movimento negro que está reivindicando o seu espaço nas políticas educacionais.

Referências

AGUIAR, Marcia ngela da S. Relato de resistência da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização de Márcia ngela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado. Recife: ANPAE, 2018. p. 8-25.

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. SANCHEZ, Livia Pizauro. Implementação da Lei 10.639/2003- competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. Proposições, vol. 28, n. 1, 2017. p. 55-80.

BALL, Stephen J. Education Reform: a critial and post-structural approach. Open University: Buckinghan/Philadelphia. 1994.

BALL, Stephen J.; BOWE, R.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

BALL, Stephen J. La micropolítica de la escuela: para uma teoría da organización escolar. Tradución de Néstor Míguez. Ediciones Paidós Ibérica, S.A., 1989.

BALL, Stephen J. MAGUIRE, Meg. BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Jan-Jun. 2006, p. 329-376, 2016.

CARDOSO, Claudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 965-985, 2014.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. PESTANA. Maria Inês Gomes de Sá. SCHULMEYER, Maria Alejandra. Laboratório latino-americano de avaliação da qualidade da educação: um mecanismo de integração político-social. Revista Aberto, Brasília ano 15, n. 68 out/dez 1995. p. 49-57. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2060/2029>. Acesso em: 15 ago. 2018.

CORREIA, Janaína Santos. Maria Firmina dos Reis, vida e obra: uma contribuição para a escrita da história das mulheres e dos afro-descendentes no Brasil. Revista Feminismos, v. 1, n. 3, 2013.

DOURADO, Luiz Fernandes. OLIVEIRA, João Ferreira de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação da avaliação da Educação superior. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização de Márcia ngela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado. Recife: ANPAE, 2018. p.41-47.

DOMINGUES, Petrônio. “Vai ficar tudo preto”: Monteiro Lopes e a sua política. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 95, p. 59-81, 2018.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcal. Cadernos Pagu, p. 07-41, 1995.

JANZ, Rubia Caroline; CERRI, Luis Fernando. Treze anos após a Lei nº 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a história da África? (Ponta Grossa, 2015). Afro-Ásia, v. 57, p. 187-211, 2018.

JESUS, Matheus Gato de. Tempo e melancolia: república, modernidade e cidadania negra nos contos de Astolfo Marques (1876-1918). Revista Lua Nova, São Paulo, n. 85, p. 133-185, 2012.

LOPES, Alice Casimiro. Apostando na produção contextual do currículo. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização de Márcia ngela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado. Recife: ANPAE, 2018. p. 26-30.

LORDE, Audre. Edad, raza, classe y sexo: las mujeres redfinem la diferencia 1980/1984/2003). In: La hermana, la extranjera. Articulos y conferecias. Traducción de Maria Corniero, Revisón de Alba V. Lasheras y Miren Elordui Cadiz, Ed. Horas y horas, Madrid, 2003. p. 121-135.

MAINARDES, Jefferson. FERREIRA, Márcia dos Santos. TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: Políticas educacionais: questões e dilemas. Stephen J. Ball e Jeferson Mainardes (organizadores). São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”: e o currículo o que é? In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização de Márcia ngela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado. Recife: ANPAE, 2018.p. 31-36.

MENDONÇA, Evaristo Fortes. PNE e base nacional comum curricular (BNCC): impactos na gestão da educação e da escola. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização de Márcia ngela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado. Recife: ANPAE, 2018. p. 37-40.

MAYORGA, Claudia et al. As críticas ao gênero e a pluralização do feminismos: colonialismos, racismo e política heterossexual. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 463-484, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. COELHO, Wilma de Sazará Baía. A Lei 10.639/2003 e a formação de professores: trajetória e perspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 5, n.11, p. 29-54, 2013.

NASCIMENTO, Abdias do. Teatro esperimental do negro: trajetória e reflexões. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 50, p. 209-224, 2004.

REGIS, Kátia Evangelista. SENGULANE, Hipólito. A Lei 10.639/2003 no Brasil e o plano curricular do ensino básico (2003) em Moçambique: políticas públicas com intencionalidades de inserção da diversidade nos currículos escolares. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 23, p. 171-193, 2017.

ROCHA, Solange. SILVA, José Antônio Novaes da. À luz da Lei 10.639/2003,avanços e desafios: movimentos sociais negros, legislação educacional e experiências pedagógicas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 5, n.11, p. 55-82, 2013.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Trajetórias cruzadas e ação docente em luta por educação: André Rebouças, José do Patrocínio e Manuel Querino. FONSECA, BARROS, Marcus Vinícius; Surya Aaronovich Pombo de (Orgs). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói, EDUFF, 2016. p. 191-212.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil étnico-raciais no Brasil. Revista Eletrônica PUCRS. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), set./d/ez. 2007. p. 489-506. Disponível em . Acesso em: 01 ago. 2018.

XAVIER, Antônio Roberto. MACHADO, Charlinton José dos Santos. História e memória de uma professora quilombola: vitrais biográficos, práticas educativas e identificação étnico-racial. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). V. 9, n. 22, p. 332-348, 2017.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo