A Reprodução Camponesa como Elemento da Questão Agrária em Alagoas: um estudo de caso no trecho da BR – 104 entre União dos Palmares e Murici/AL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.249058

Schlagworte:

Questão-Agrária, Alagoas, Reprodução Camponesa

Abstract

Pensar a Questão Agrária nos dias atuais é considerar, dialeticamente, a relação capital/trabalho. É baseado nesta dialética que se buscou, neste trabalho, compreender a questão agrária em Alagoas, a partir da análise da reprodução camponesa de beira de estrada, a partir de um estudo de caso em acampamentos que margeiam a BR-104, entre as cidades de União dos Palmares e Murici. A metodologia utilizada pautou-se na observação direta; realização de entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. Enquanto escolha de método, optou-se pelo materialismo histórico-dialético. Essa escolha se dá por acreditarmos que esse método é eficaz para elucidar os principais problemas da sociedade no atual período da história. Trata-se de um método que, ao nosso ver, possibilita conhecer o mais próximo possível da realidade, do tempo presente. Os resultados obtidos não só reafirmam a existência de uma questão agrária no Brasil, como seu agravamento nos dias atuais. Acreditamos, pois, que o estudo, somado a tantos outros pelo Brasil, pode contribuir para uma melhor compreensão da nossa questão agrária, quiçá para uma possível superação/minimização dos seus efeitos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Reinaldo Sousa, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Geografia. Doutorado Sanduiche pela Universidade de Havana-Cuba. Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Coordenador do Grupo de Estudos Territoriais-GETERRI.

Literaturhinweise

ANDRADE, M. C. Usinas e destilarias das Alagoas: uma contribuição ao estudo da produção do espaço. Maceió: Edufal, 1997.

CPT. Caderno de conflitos no campo 2017. CPT Nacional, 2017.

DIÉGUES JUNIOR. O bangüê nas Alagoas: Traços da influência do sistema econômico do engenho de cana de açúcar na vida e na cultura regional, 3ª ed. Maceió: Edufal, 2006.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2009.

GIRARDI, E. P. Proposição teórico-metodológica de uma cartografia geográfica crítica e sua aplicação no desenvolvimento do atlas da questão agrária brasileira (Tese). Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista, 2008.

KAUARK, F.; C., MANHÃES, F.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático.Itabuna: Via Litterarum, 2010.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1976.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo:Atlas 2003.

LINDOSO, D. Formação de Alagoas boreal. Maceió: Catavento, 2000.

MORAES, A. C. R.; COSTA, W. M. da. Geografia crítica, a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1987.

RAMOS FILHO, E. S. Questão agrária atual: Sergipe como referência para um estudo confrontativo das políticas de reforma agrária e reforma agrária de mercado. (Tese). Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”. Presidente Prudente, 2008.

SILVA, F. A. A pobreza na região canavieira de Alagoas no século XXI: do Programa Bolsa Família à dinâmica dos circuitos da economia urbana (Tese). Campinas, 2017.

SILVA, R. M. L. A dialética do trabalho no MST: a construção da escola nacional Florestan Fernandes (Tese). Niterói: 2005.

SOUSA, R. Da Luta Por Acesso à Terra aos Desafios da Permanência: uma contribuição ao estudo da questão agrária no Brasil e Cuba (Tese). São Cristóvão: UFS, 2017.

SOUSA, R. Da luta por acesso aos desafios da permanência: uma contribuição ao estudo da questão agrária no Brasil e Cuba. Maceió: edição do autor, 2018.

SOUSA, R; RAMOS FILHO, E. O uso do território pelo agronegócio e os processos de resistência camponesa na sociedade do açúcar. Anais do encontro do evento em comemoração aos 30 do programa de pós-graduação em geografia – Npgeo. São Cristóvão, 29 e 30 de agosto de 2013.

STEDILE, J. P. A questão agrária no Brasil (O Debate Tradicional: 1500-1960). São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VENTURELLI, R. M.. PAULINO, E. T.; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. Revista AGRÁRIA, São Paulo, no 9, pp. 96-102, 2008.

Veröffentlicht

2021-05-19

Zitationsvorschlag

Sousa, R. (2021). A Reprodução Camponesa como Elemento da Questão Agrária em Alagoas: um estudo de caso no trecho da BR – 104 entre União dos Palmares e Murici/AL. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 1(3), 106–122. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.249058

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.