Os impactos do fechamento das escolas do campo em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.250813Palavras-chave:
educação do campo, fechamento de escolas, políticas públicasResumo
A política de educação para os sujeitos que vivem no campo, historicamente esteve relegada a programas pontuais e sem muita atenção dos gestores públicos. Mesmo com algumas conquistas alcançadas através das pautas trazidas pelos movimentos sociais do campo para o cenário político nacional, o sucateamento das escolas e o fechamento de muitas em todo o Brasil não foi evitado. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é conhecer o fenômeno do fechamento das escolas do campo em Pernambuco, fruto do projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Voluntário (PIC/UFRPE) desenvolvido entre 2018 e 2019. Foi feito um diagnóstico do número de escolas existentes no campo, considerando o ensino infantil ao fundamental I, dos anos de 2010 e 2017, realizado através das Sinopses Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde foi identificado uma diminuição de estabelecimentos e/ou matrículas de ensino no campo nas regiões da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Portanto, pode-se visualizar a negligência do poder público para com os sujeitos que constroem o espaço geográfico-cultural do campo em Pernambuco, através do anulamento do direito à educação básica de qualidade, além de interferir diretamente na organização socioeconômica da família.
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