Os impactos do fechamento das escolas do campo em Pernambuco

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.250813

Parole chiave:

educação do campo, fechamento de escolas, políticas públicas

Abstract

A política de educação para os sujeitos que vivem no campo, historicamente esteve relegada a programas pontuais e sem muita atenção dos gestores públicos. Mesmo com algumas conquistas alcançadas através das pautas trazidas pelos movimentos sociais do campo para o cenário político nacional, o sucateamento das escolas e o fechamento de muitas em todo o Brasil não foi evitado. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é conhecer o fenômeno do fechamento das escolas do campo em Pernambuco, fruto do projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Voluntário (PIC/UFRPE) desenvolvido entre 2018 e 2019. Foi feito um diagnóstico do número de escolas existentes no campo, considerando o ensino infantil ao fundamental I, dos anos de 2010 e 2017, realizado através das Sinopses Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), onde foi identificado uma diminuição de estabelecimentos e/ou matrículas de ensino no campo nas regiões da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Portanto, pode-se visualizar a negligência do poder público para com os sujeitos que constroem o espaço geográfico-cultural do campo em Pernambuco, através do anulamento do direito à educação básica de qualidade, além de interferir diretamente na organização socioeconômica da família.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gilvânia de Oliveira Silva de Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação. Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Graduação em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Agrícolas. Docente no Departameto de Educação da UFRPE.

Lara Barros Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia. Discente da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Riferimenti bibliografici

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília - DF. 1988

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. 1996.

BRASIL, Presidência da República. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF. 2010.

BRASIL, Relatório educação para todos no BRASIL 2000-2015. Versão preliminar. Brasília: INEP/MEC, 2014.

BRASIL. Ministério de Estado da Educação. Portaria Interministerial n°10, de 28 de dezembro de 2017. Estabelece os parâmetros operacionais para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, no exercício de 2018. Brasília, DF. 2017.

CALDART, R. S., Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et. al.. Dicionário da educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica 2010. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 13 nov. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. INEP Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 13 nov. 2018.

MOLINA, M. C., et. al. Das desigualdades aos direitos: a exigência de políticas afirmativas para a promoção da equidade educacional no campo. Presidência da República. Secretaria de Relações Institucionais, 2009.

SANTOS, R. B. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, v. 18, n. 51, p. 210-224, 2017.

Pubblicato

2021-09-04

Come citare

Vasconcelos, G. de O. S. de, & Moura, L. B. (2021). Os impactos do fechamento das escolas do campo em Pernambuco. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 2(1), 121–140. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.250813

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.