Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358Palavras-chave:
Aula de campo, Geografia, Metodologias do ensino, Pernambuco, Piauí.Resumo
O presente relato se refere à aula de campo das disciplinas de Metodologia do Ensino da Geografia I e Estágio Curricular Supervisionado de Geografia IV, que aconteceu em abril de 2022 nas cidades de Gravatá-PE, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato-PI e Lagoa Grande-PE. Como uma das atividades de campo do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, no retorno às aulas de campo, desde o início da pandemia da Covid-19, essa saída a campo teve por objetivo, proporcionar aos estudantes a vivência de metodologias e práticas da geografia física e humana, e do ensino de geografia, além, de ofertar aos licenciandos, embasamento teórico para realização de aulas de campo na futura prática docente.
Downloads
Referências
CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 13-74.
DANTAS, T. S. CORDEIRO, J. M. P. Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife - PE, n. 1, p. 18-30. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244684> Acesso em: 03/04/2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cidades e Estados. Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/panorama> Acesso em: 07/06/2022.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: < https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360> Acesso em: 05/04/2022
MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D.; SOUSA DE ASSIS, R. J. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/KTRG6Yp4cH5QpMqJF5bdrpB/abstract/?lang=pt> Acesso em: 31/05/2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Ananda do Nascimento Rêgo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.