Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358

Mots-clés :

Aula de campo, Geografia, Metodologias do ensino, Pernambuco, Piauí.

Résumé

O presente relato se refere à aula de campo das disciplinas de Metodologia do Ensino da Geografia I e Estágio Curricular Supervisionado de Geografia IV, que aconteceu em abril de 2022 nas cidades de Gravatá-PE, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato-PI e Lagoa Grande-PE. Como uma das atividades de campo do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, no retorno às aulas de campo, desde o início da pandemia da Covid-19, essa saída a campo teve por objetivo, proporcionar aos estudantes a vivência de metodologias e práticas da geografia física e humana, e do ensino de geografia, além, de ofertar aos licenciandos, embasamento teórico para realização de aulas de campo na futura prática docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licencianda em Geografia pelo Departamento de Ciências Geográficas - UFPE

Ananda do Nascimento Rêgo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licencianda em Geografia pelo Departamento de Ciências Geográficas - UFPE

Références

CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 13-74.

DANTAS, T. S. CORDEIRO, J. M. P. Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife - PE, n. 1, p. 18-30. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244684> Acesso em: 03/04/2022.

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cidades e Estados. Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/panorama> Acesso em: 07/06/2022.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: < https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360> Acesso em: 05/04/2022

MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D.; SOUSA DE ASSIS, R. J. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/KTRG6Yp4cH5QpMqJF5bdrpB/abstract/?lang=pt> Acesso em: 31/05/2022

Publiée

2022-09-06

Comment citer

Vieira, A. F. F., & Rêgo, A. do N. (2022). Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(2), 191–208. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.