Education of the fieldand Geography teaching in the peasant territory (Lagoa do Mineiro Agrarian Reform Settlement, Itarema/CE)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258897Keywords:
field education, geography teaching, methodological practices, Francisco Araújo Barros High School, Land reform settlement Lagoa do MineiroAbstract
This work aims to encourage the development of geographical methodological practices that encourage the training of Geography teachers as well as strengthen peasant territorialization, considering peasant knowledge. For this purpose, documental and bibliographical research was carried out, as well as fieldwork, to which, at the end of the text, a proposal for a didactic resource will be presented. This study, which is in progress, is being carried out at the Geography Teaching Practice Laboratory (LAPEGEO) at the State University of Ceará (UECE), on the articulation between the teaching of Geography and Rural Education at the Escola de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros, located in the agrarian reform settlement Lagoa do Mineiro, in Itarema, in the state of Ceará.
Downloads
References
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção dos conhecimentos. 18ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DAMASCENO, Cosma dos Santos. Contribuições e desafios da escola Francisco Araújo Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST – Ceará. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agrossistemas. Florianópolis, SC, 2015.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. SP: Ática, 1993.
SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, p. 55, 2010.
VASCONCELOS, Tereza Sandra Loiola. Por onde andam os coqueirais? Os territórios tensionados e as tensões territoriais no estado do Ceará. 2015. 312 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, v. 10, p. 103-117, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.