Educação do campo e ensino de geografia no território camponês (assentamento de reforma agrária lagoa do mineiro, Itarema/CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258897

Palavras-chave:

educação do campo, ensino de geografia, práticas metodológicas, escola de ensino médio Francisco Araújo Barros, assentamento de reforma agrária Lagoa do Mineiro

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo estimular o desenvolvimento de práticas metodológicas geográficas que fomentem a formação de professores(as) de Geografia bem como fortalecer a territorialização camponesa, considerando os saberes camponeses. Para tanto, realizou-se pesquisa documental, bibliográfica, bem como trabalho de campo, ao que apresentar-se-á, ao final do texto, proposta de recurso didático. Esse estudo, que está em andamento, se desenvolve no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sobre a articulação entre o ensino de Geografia e a Educação do Campo na Escola de Ensino Médio do Campo Francisco Araújo Barros, localizada no assentamento de reforma agrária Lagoa do Mineiro, em Itarema, no estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Santos da Paz, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT). Além de ser participante do Grupo de Pesquisa "Sistemas Técnicos e Espaço" e bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP) do Projeto: “ESCOLA-TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIÁLOGOS ENTRE SABERES NO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA LAGOA DO MINEIRO (ITAREMA/CE)”.

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta dos Cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo Geografia/UECE/CCT. Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) e do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios.

Referências

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção dos conhecimentos. 18ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

DAMASCENO, Cosma dos Santos. Contribuições e desafios da escola Francisco Araújo Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST – Ceará. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agrossistemas. Florianópolis, SC, 2015.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. SP: Ática, 1993.

SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, p. 55, 2010.

VASCONCELOS, Tereza Sandra Loiola. Por onde andam os coqueirais? Os territórios tensionados e as tensões territoriais no estado do Ceará. 2015. 312 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, v. 10, p. 103-117, 1988.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Paz, P. S. da, & Vasconcelos, T. S. L. (2023). Educação do campo e ensino de geografia no território camponês (assentamento de reforma agrária lagoa do mineiro, Itarema/CE). Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(2), 101–111. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258897

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.