Educación del campo y enseñanza de Geografía en el territorio campesino (Asentamiento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro, Itarema/CE)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.258897Palabras clave:
educación del campo, enseñanza de Geografía, prácticas metodológicas, escuela de enseñanza media Francisco Araújo Barros, Asentamiento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro.Resumen
El presente trabajo tiene el objetivo de alentar el desarrollo de prácticas metodológicas geográficas fomenten la formación de maestros de Geografía, así como fortalecer la territorialización campesina, teniendo en cuenta los saberes campesinos. Por lo tanto, ha sido realizado pesquisa documental, bibliográfica, así como un trabajo de campo y al fín del texto, una propuesta de recurso didáctico. Este estudo, que aún está en ejecución, se desarrolla el Laboratorio de Práctica de Enseñanza de Geografía (LAPEGEO) en Universidad Estatal de Ceará (UECE), acerca de la relación entre la enseñanza de Geografía y la Educación del Campo en la Escuela de Enseñanza Media Francisco Araújo Barros, ubicada el Asentamiento de Reforma Agrária Lagoa do Mineiro, en Itarema, enel estado de Ceará.Descargas
Citas
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção dos conhecimentos. 18ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
DAMASCENO, Cosma dos Santos. Contribuições e desafios da escola Francisco Araújo Barros para construção do projeto de agricultura camponesa do MST – Ceará. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agrossistemas. Florianópolis, SC, 2015.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. SP: Ática, 1993.
SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, p. 55, 2010.
VASCONCELOS, Tereza Sandra Loiola. Por onde andam os coqueirais? Os territórios tensionados e as tensões territoriais no estado do Ceará. 2015. 312 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, v. 10, p. 103-117, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.