Entre linhas e limites: a dicotomia social vivida pela comunidade caiçara da Vila Oratório (RJ) retratada nos mapas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.260828

Palavras-chave:

cartografia social, comunidades tradicionais, conflitos territoriais, especulação imobiliária, mapeamento participativo

Resumo

O presente artigo aborda os conflitos territoriais enfrentados por comunidades tradicionais, especificamente caiçaras, no litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Diante da modernização impulsionada pela expansão mercantil e construção da BR-101, a comunidade caiçara da Vila Oratório em Paraty, enfrentam desafios como roubo de identidade, genocídio cultural e privatização de praias por um condomínio de luxo. Destacando a resistência das comunidades invisíveis perante o poder público e a importância de seus territórios como expressões culturais e modos de subsistência. Com o avanço tecnológico, especialmente Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a pesquisa destaca a oportunidade de integrar o conhecimento tradicional à cartografia moderna. O estudo de caso da Vila Oratório culmina na criação de um mapa participativo, ressaltando não apenas a luta contra a segregação espacial, mas a preservação das práticas culturais para as gerações futuras, utilizando tecnologias geoespaciais como ferramenta crucial na visibilização das demandas dessas comunidades tradicionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena de Jesus Trindade Amorim , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis. Mestranda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Especialista em Geoprocessamento e Análise espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No âmbito acadêmico possui experiência em métodos participativos para elaboração de mapas sociais e em Geoprocessamento. Membro do Grupo de Pesquisas que fortalece a autonomia territorial com cartografia social, Cartonomia. 

Referências

ADAMS, C. Identidade Caiçara: exclusão histórica e sócio-ambiental. In: Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia. Palestras Convidadas do IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Ulysses P. de Albuquerque (org.), Recife: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. 2002 p. 27 -43.

CARVAJAL, J.C. Territorio y cartografia social. In: Fotalecimento de las organizaciones pertenecientes a la asociacion de proyectos comunitários. A.P.C. Popayán, 2005.

CHAVES, Carla Ramôa. Mapeamento Participativo da Pesca Artesanal da Baía de Guanabara. Rio de Janeiro, 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011, 184p.

CLAVAL, P. O território na transição da pós-modernidade. GEOgraphia – Ano 1 – No 2 – 1999.

HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto L., Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

HAESBAERT, Rogério; RAMOS, Marina T. O mito da desterritorialização econômica. Geographia, ano 6, n. 12, p. 25-48, 2004.

LEVY, D. R. Os condomínios residenciais fechados e a reconceitualização do exercício da cidadania nos espaços urbanos. Ponto-e-vírgula, 7: 95-108, 2010.

RODRIGUES, Fátima da Cruz. Mapas: (Re)Cortes Coloniais. In: O Cabo dos Trabalhos: Revista Electrónica dos Programas de Mestrado e Doutoramento do CES/ FEUC/ FLUC, No 1, 2006.

SAQUET, M. A. SPOSITO, E. S. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos --1.ed.-- São Paulo : Expressão Popular : UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p.217.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

de Jesus Trindade Amorim , L. (2024). Entre linhas e limites: a dicotomia social vivida pela comunidade caiçara da Vila Oratório (RJ) retratada nos mapas. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 4(3), 62–71. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.260828

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.