A pedagogia da alternância no semiárido mineiro: o ensino de geografia na escola família agrícola do tabocal em São Francisco - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.262595

Palavras-chave:

pedagogia da alternância, semiárido mineiro, ensino de geografia

Resumo

Este artigo busca analisar a formação da Escola Família Agrícola a partir da Pedagogia da Alternância, explorando a trajetória e influenciando o movimento camponês. Dentro desse contexto, a pesquisa destaca algumas possibilidades do Ensino da Geografia na Escola Família Agrícola Tabocal, localizada em São Francisco, na região semiárida de Minas Gerais. São abordados tanto a história da sua formação quanto o contexto geográfico da escola do campo no município, assim como seu ensino ancorado nas práticas e saberes da alternância Geografia e as técnicas agrícolas usadas a partir da convivência com o Semiárido na EFA Tabocal São Francisco – MG.

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Biografia do Autor

Bruno Jesus do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia - Licenciatura (2023) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Regionais e Agrárias (NEPRA). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Unimontes – bolsista CNPq.

Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Geógrafo pela PUC-Campinas, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Geociências, PPGEO, PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários – Unimontes.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Nascimento, B. J. do, & Ferreira, G. H. C. (2024). A pedagogia da alternância no semiárido mineiro: o ensino de geografia na escola família agrícola do tabocal em São Francisco - MG. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 5(2), 65–76. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.262595

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