Notas sobre os impactos socioeconômicos do agrohidronegócio no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho em Petrolina (PE)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265926

Mots-clés :

agrohidronegócio, Petrolina (PE), questões socioespaciais

Résumé

O Sertão nordestino é frequentemente associado à seca, porém nas margens do São Francisco encontram- se “oásis”, pois as águas do rio são usadas na produção de energia, na agricultura e na pesca. O polo Petrolina-Juazeiro se consolidou como maior exportador de frutas do país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco e da Bahia. Essa área de irrigação, impulsionada por avançadas tecnologias, tornou-se um exemplo de transformação geográfica e econômica em uma região semiárida. Contudo, o modelo de agrohidronegócio, baseado na exploração intensiva de recursos hídricos, ainda enfrenta desafios significativos. A pesquisa, de natureza mista, analisa os impactos socioeconômicos e ambientais da especialização produtiva no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). O trabalho discute, a partir de revisão bibliográfica e observações em campo, como as políticas públicas, iniciadas nos anos 1970 com a SUDENE e o BNB, ampliaram a irrigação e atraíram investimentos privados. Ao mesmo tempo em que a modernização ampliou cadeias produtivas, gerando mais empregos e maior acesso a direitos trabalhistas, persistiu a desigualdade. O Vale do São Francisco reflete, portanto, os contrastes do desenvolvimento econômico brasileiro, no qual o progresso técnico se dá em meio aos desafios sociais e ambientais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Naiane Januário da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Pesquisadora na área de Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Isa de Oliveira Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Professora Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) da UDESC.

Références

ANDRADE, M. C. de. Nordeste: alternativas da agricultura. Campinas: Papirus, 1988.

ANDRADE, M. C. de. A Terra e o Homem no Nordeste. Contribuição ao Estudo da Questão Agrária no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2011.

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANSCISCO E DO PARNAÍBA (CODEVASF). Polos de desenvolvimento, Juazeiro/Petrolina. 2006. Disponível em: http://www.codevasf.gov.br/programas_acoes/polos-de desenvolvimento/juazeiro-petrolina. Acesso em: jun. 2024.

MAMIGONIAN, A. O Nordeste e o Sudeste na divisão regional do Brasil. Geografia Econômica: Anais de Geografia Econômica e Social, v. 1, n. 1, abr. 2009.

RANGEL, I. M. Obras Reunidas, v. 1 e 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SALES FRANÇA, C. Impactos da globalização e modernização agrícola na Região do Vale do Submédio do São Francisco: estudo de caso do Perímetro de Irrigação Projeto Bebedouro em Petrolina - PE. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SILVA, J. G. A Integração e Coordenação dos Agentes Públicos e Privados na Fruticultura Irrigada no Pólo Petrolina-PE / Juazeiro – BA, visando o Mercado Global. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

SILVA, P. C. G. da. Dinâmica e crise da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco. In: SILVA, A. G. da; CAVALCANTI, J. S. B.; WANDERLEY, M. de N. B. (Org.).

Diversificação dos espaços rurais e dinâmicas territoriais no Nordeste do Brasil. João Pessoa: Zarinha Centro de Cultura, 2009. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/512733?mode=full. Acesso em: set. a nov. 2024.

SILVA, P. C. G. da. Projetos de irrigação e o desenvolvimento do Submédio do Vale do São Francisco. In: Semana de Ciências Sociais da UNIVASF, 2012, Juazeiro, BA. As ciências sociais no Nordeste: um desafio. Curitiba: CRV, 2012. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950772. Acesso em: set. a nov. 2024.

THOMAZ JUNIOR, A. O agrohidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do Século XXI. Campo-Território, v. 5, n. 10, 2010.

Publiée

2025-05-05

Comment citer

Silva, N. J. da, & Rocha, I. de O. (2025). Notas sobre os impactos socioeconômicos do agrohidronegócio no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho em Petrolina (PE). Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 6(1), 49–62. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265926

Articles similaires

<< < 1 2 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.