As águas do Rio Arrojado: disputa entre a monocultura de commodities e os modos de vida tradicionais dos Fundos e Fechos de Pasto
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2023.260808Mots-clés :
conflitos, águas, Bacia do Rio Corrente, Fundo e Fecho de PastoRésumé
Esse texto visa apresentar notas de pesquisa ligadas ao trabalho de campo exploratório realizado nos municípios de Correntina e Luís Eduardo Magalhães, ambos localizados na microrregião do Extremo Oeste da Bahia em março de 2023. O território de Correntina é cruzado por cinco rios – Correntina, Arrojado, do Meio, Guará e Santo Antônio – que juntos com outros rios da Bacia do Rio Corrente são considerados um importante “berço das águas”, desaguando em uma das mais importantes bacias no território nacional: a de São Francisco. A riqueza das águas essencial para a vida das comunidades tradicionais, para plantio e para o pastoreio é a mesma que atrai grandes produtores de commodities. O trabalho de campo percorreu as estradas de asfalto para entender que, para além da terra, a disputa na região acontece por um outro importante bem: as águas. O presente estudo propõe uma reflexão sobre as diferentes formas de usos e vivências junto às águas do Cerrado a partir dos diversos olhares que habitam ou se fazem presentes na região.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Luciana Schleder. Significados locais da colonização interna no norte mato-grossense. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 23, 2021.
CORDEIRO, M. S. S. Pioneiros, fundadores e aventureiros - a ocupação de terra em Rondônia. Revista de Antropologia, v. 61, n. 1, p. 125-146, 2018.
CPT-BA et al.. Nota: Cansado do descaso das autoridades, o povo de Correntina reage em defesa das águas. Comissão Pastoral da Terra – Bahia, publicado em 07 nov. 2017. Disponível em:
http://cptba.org.br/cptba_v2/nota-cansado-do-descaso-das-autoridades-o-povo-de-correntina-r
eage-em-defesa-das-aguas/. Acesso em: 02 jun. 2023.
GERMANI, Guiomar Inez; OLIVEIRA, Gilca Garcia (coord.). Mapeamento das Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto (CFFP) no estado da Bahia: relatório técnico. Salvador: UFBA/GeografAR/Sepromi, 2020.
FAVARETO, Arilson (coord.) et al. Entre chapadas e baixões do Matopiba: dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira da expansão agropecuária no Cerrado. São Paulo: Prefixo Editorial 92545, 2019.
FERNANDES, Bernardo M. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: BUAINAIN, Antonio M. (Ed.). Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.
HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede Gaúcha no Nordeste. Niterói: EdUFF, 1997.
LANDAU, E. C; GUIMARÃES, D. P.; SOUSA, D. L. Expansão geográfica da agricultura irrigada por pivôs centrais na Região do Matopiba entre 1985 e 2015. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
MARQUES, A. C. Pioneiros de Mato Grosso e Pernambuco. Novos e velhos capítulos da colonização no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 83, 2012.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; CHAGAS, Samuel Britto. Os pivôs da discórdia e a digna raiva: uma análise dos conflitos por terra, água e território em Correntina - BA. Bom Jesus da Lapa-BA: Editora Hernandes Reis, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Luciana Schleder Almeida, Carla Craice 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.