A estratégia do capital sobre a água - Uma análise sobre o processo de privatização da AGEPISA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245977

Mots-clés :

Água, Saneamento, Agespisa, Privatização, Estratégia

Résumé

Este trabalho busca analisar a estratégia da privatização da água pelo capital na atualidade. Na analise aqui proposta, o universo empírico estudado é o processo de privatização na companhia Águas e Esgotos S/A (AGESPISA), buscando compreender como isto se dá e quais os possíveis impactos na vida do povo piauiense. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, a partir de estudo bibliográfico, análise documental e jornalística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Dalila Alves Calisto, Universidade Estadual Paulista

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (UFRJ); Pedagoga (UVA)

Références

BALANYÁ, B et al. Por um modelo público de água. São Paulo: Casa Amarela, 2007.

CASTRO, José Esteban et al.O direito à água como política pública na América Latina. Uma exploração teórica e empírica.Ipea, 2015.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. O desafio ambiental.Organizador Emir Sader -3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

GONÇALVES JUNIOR, Dorival. Reformas na indústria elétrica brasileira: a disputa pelas ‘fontes’ e o controle dos excedentes. 2007. 416f. Tese de Doutorado –Universidade de São Paulo –Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia-PIPGE-EP/FEA/IEE/IF. São Paulo, 2007

HARVEY, David. 17 Contradições e o fim do Capitalismo. Tradução Rogério Bettoni -1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

PES, João Hélio Ferreira. A Fundamentalidade do direito de acesso à água potável.510f. Tese de Doutorado –Direito (Ciências Jurídico-Políticas) Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito, 2016.

Cartilha Mulheres Atingidas por Barragens em Luta por Direitos e pela Construção do Projeto Energético Popular. Movimento dos Atingidos por Barragens. Outubro de 2015, São Paulo. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2012.

Agência Nacional das Águas, 2012. Contrato de Sub concessão dos Serviços de Saneamento do munícipio de Teresina-PI. Março de 2017.

Dieese. Nota técnica, nº 183 –Privatização do setor de saneamento no Brasil. Junho 2017

Dieese. Estudos e pesquisas –nº 82 –Visão geral dos serviços de água e esgotamento sanitário no Brasil, setembro de 2016

DOSSIÊ SOBRE A MP Nº 844/2018. Os Impactos da alteração da lei 11.445/2007 que regula a água e o saneamento no país. Água e Saneamento: Direito humano, social e essencial à vida. Urbanitários de Alagoas, FNU, CNU, FRUNE, CUTJornal O dia Política, Teresina-PI, em 30/11/2016Proposta para a reestruturação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina -FIPE, março de 2017

O MELANCÓLICO FIM DA AGESPISA. Disponível em: <http://www.capitalteresina.com.br/noticias/politica/o-melancolico-fim-da-agespisa-esta-proximo-38027.html> Acesso em: 18 de fev de 2018

PESQUISA DO MAIS DEMOCRACIA REVELA QUEM SÃO OS PROPRIETÁRIOS DO SANEAMENTO NO BRASIL. BRASIL DE FATO. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/12/14/pesquisa-do-mais-democracia-revela-quem-sao-os-proprietarios-do-saneamento-no-brasil/index.html> Acesso em 02 jan 2018.

Téléchargements

Publiée

2020-10-07

Comment citer

Calisto, D. A. (2020). A estratégia do capital sobre a água - Uma análise sobre o processo de privatização da AGEPISA. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 1(2), 305–316. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245977

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.