REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

Alnaria Oliveira, Anamizia Queiroz, Clara Oliveira, Eliane Cavalcante, Eliziana Bezerra, Flávia Soares, Francidalva Silva, Joseany Araújo, Simone Martins, Wandro Silva

Resumo


O presente relato apresenta reflexões em torno da docência compartilhada
de bolsistas do PIBID no campo do ensino e aprendizagem de Língua
Portuguesa. Ele é fruto das ações empreendidas com o uso dos gêneros
discursivos, em turmas do Ensino Básico, enquanto forma de desenvolver as
competências leitora e escritora do aprendiz. O arcabouço teórico que o sustentou
advém dos PCN (1998), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), Freire (1996),
etc. A análise das ações apontou para a validade do Programa, sendo visível, ao
longo do tempo, que escola, aluno e bolsistas avançam qualitativamente quando
a língua é tratada na perspectiva social.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.