REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA
Resumen
O presente relato apresenta reflexões em torno da docência compartilhada
de bolsistas do PIBID no campo do ensino e aprendizagem de Língua
Portuguesa. Ele é fruto das ações empreendidas com o uso dos gêneros
discursivos, em turmas do Ensino Básico, enquanto forma de desenvolver as
competências leitora e escritora do aprendiz. O arcabouço teórico que o sustentou
advém dos PCN (1998), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), Freire (1996),
etc. A análise das ações apontou para a validade do Programa, sendo visível, ao
longo do tempo, que escola, aluno e bolsistas avançam qualitativamente quando
a língua é tratada na perspectiva social.
Descargas
Publicado
2018-01-09
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).