REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

Autor/innen

  • Alnaria Oliveira
  • Anamizia Queiroz
  • Clara Oliveira
  • Eliane Cavalcante
  • Eliziana Bezerra
  • Flávia Soares
  • Francidalva Silva
  • Joseany Araújo
  • Simone Martins
  • Wandro Silva

Abstract

O presente relato apresenta reflexões em torno da docência compartilhada
de bolsistas do PIBID no campo do ensino e aprendizagem de Língua
Portuguesa. Ele é fruto das ações empreendidas com o uso dos gêneros
discursivos, em turmas do Ensino Básico, enquanto forma de desenvolver as
competências leitora e escritora do aprendiz. O arcabouço teórico que o sustentou
advém dos PCN (1998), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), Freire (1996),
etc. A análise das ações apontou para a validade do Programa, sendo visível, ao
longo do tempo, que escola, aluno e bolsistas avançam qualitativamente quando
a língua é tratada na perspectiva social.

Veröffentlicht

2018-01-09