Uma análise do discurso das eleições presidenciais de 2018 no contexto jornalístico do Amazonas
Palavras-chave:
Análise do Discurso Crítica, Ideologia, Textos jornalísticos, Eleição presidencial 2018Resumo
Este estudo analisa o discurso de duas empresas jornalísticas amazonenses, “A crítica” e “Portal do Holanda”, sobre dois acontecimentos das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, a fim de demonstrar como o posicionamento ideológico é construído e apontar a intencionalidade dessas empresas no contexto amazonense. A análise do corpus, quatro trechos das reportagens de ambos jornais, repousa nos estudos críticos do discurso, tendo como foco o eixo tridimensional de Fairclough (2001). Conforme este modelo de análise, utiliza-se a gramática funcional, especificamente o recurso da Transitividade (HALLIDAY, 2004), considerando nuances de Atitude e Gradação, dimensões do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os resultados indicam que as realidades são construídas de maneiras distintas. Um, busca se manter imparcial através do uso de processos materiais, enquanto o outro utiliza sobretudo processos verbais e relacionais para construir uma identidade.
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