Subjugamento da personagem Azarias no conto “O dia em que explodiu Mabata-bata”, de Mia Couto: contribuições do método recepcional para a formação de leitores críticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA

Autores

  • Josivan Soares Ferreira IFPB

Palavras-chave:

Estudo da personagem, Método recepcional. Literatura africana, Mia Couto, Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta para trabalhar com Literatura Africana nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da leitura do conto “O dia em que explodiu Mabata-bata”, de Mia Couto. Assim, toma-se como norte de análise o estudo da personagem Azarias e o subjugamento ao qual é submetido na narrativa. Para contribuir na formação de leitores críticos do texto literário, utilizou-se o Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993). A proposta nasceu a partir da problemática em refletir como a Literaturas Africanas são discorridas nas aulas de Língua Portuguesa das turmas da EJA. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa documental a partir da análise da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba (2021). Utilizou-se como aporte teórico as reflexões sobre os estudos de cultura de corrente britânica à luz do teórico Raymond Williams discorridos por Cevasco (2001), a importância do letramento literário na perspectiva de Cosson (2009), o estudo da personagem segundo Brait (1985) e aplicação do método recepcional nas palavras de Anzolin (2018) e Dalla-Bona e Tarachuk (2022). Como principais resultados, buscou-se ampliar o repertório e o contato dos educandos das turmas da EJA com as literaturas africanas a partir do estudo do gênero conto e sua narrativa que reflete a construção histórica do povo moçambicano e traçar um diálogo entre os estudos de cultura a fim de descortinar e desnudar as relações sociais e disputas de poder que subjaz ao texto literário.

Biografia do Autor

Josivan Soares Ferreira, IFPB

Estudante de Licenciatura em Letras Português IFPB (2017). Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museólogos - Fundação Joaquim Nabuco/PE (2016). Especialista em Gestão Pública pela UEPB (2014) e em Gestão em Arquivos pela UFSM (2013). Bacharel em Arquivologia pela UEPB (2011). Técnico em Recursos Naturais pelo IFPB (2006). Membro-Pesquisador no Grupo de Estudos em Arquivística e Sociedade (GEAAS),  vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Arquivística (2007-2010). Atuando principalmente com os seguintes temas: Gestão Documental e Implantação de normas de Gestão da Informação Arquivística.Informação social. Descrição Documental. Colaborador do projeto de Extensão da UEPB (2007-2010). Professor Bolsista (Externo) do Curso Profissionalizante de Auxiliar de Arquivos, PRONATEC/IFPB, das disciplinas Noções Básicas Organização e Administração de Arquivos e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos-TTD (2016). Participante na elaboração do Plano Pedagógico do Curso de Auxiliar de Arquivo do PRONATEC João Pessoa. (2016). Consultor em Gestão em Arquivos.  Arquivista da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região /PE. (2020). Arquivista Senac Paraíba (2020-2021)

Downloads

Publicado

14-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.