O ato criador e a construção do sentido na leitura e na escrita em sala de aula

Autores

  • Thiago Martins Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul/CNPq
  • Nathielle Rodrigues Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Leitura, escrita, atividade de leitura.

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar uma atividade de leitura a ser desenvolvida na aula de Língua Portuguesa e Literatura, que tem como temática as periferias urbanas. Em razão de focalizarmos, neste trabalho, em apenas uma atividade que compõe um projeto, trabalharemos exclusivamente com o conto “Espiral”, de Geovani Martins (2018), como texto-base para nossa tarefa de leitura. Para elaborá-la, três pressupostos teóricos são destaque: Freire (1989) e sua concepção acerca do ato de ler como ato criador; Rottava (2003) e o seu pressuposto de que leitura e escrita devem ser processos interrelacionados que objetivem um processo contínuo de interação e Orlandi (2001) e sua compreensão da leitura como um trabalho simbólico de significação. A partir das considerações desses autores, propusemo-nos a criar uma atividade que entenda a leitura como uma prática de construção de sentidos e, a partir disso, que possibilite ao aluno, então leitor, tornar-se também autor. 

Biografia do Autor

Thiago Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/CNPq

Licenciando em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto Realismo e Alegoria, Gênero e Escravidão: um estudo do conto machadiano, sob orientação do Prof.º Dr. Antônio Marcos Vieira Sanseverino. Já atuou como monitor acadêmico da disciplina Estudos de Autor Brasileiro, oferecida pelo setor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, e como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) - Subprojeto Língua Portuguesa/UFRGS. Tem interesse nos seguintes temas: História da Literatura Brasileira, com ênfase na Prosa Negro-brasileira, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Literária.

Nathielle Rodrigues Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda do curso de licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Durante a graduação, atuou como professora-bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e como bolsista voluntária de Iniciação Científica na área de Literatura Brasileira. Atualmente, é professora-bolsista do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da mesma universidade.

Referências

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: _____. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores associados; Cortez, 1989.

KLEIMAN, Angela B. O conhecimento prévio na leitura. In: _____. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1995.

_____. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: 2003.

MARTINS, Geovani. Espiral. In: _____. O Sol na Cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ORLANDI, Eni P. Os efeitos de leitura na relação discurso/texto. In. _____. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PIRES, Zeferino Carolina. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Letras. Porto Alegre. 2017.

ROTTAVA, Lucia. Leitura e escrita: diferentes perspectivas. In: _____. A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de português como L2 para hispano-falantes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

Publicado

20-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.