O ato criador e a construção do sentido na leitura e na escrita em sala de aula
Palavras-chave:
Leitura, escrita, atividade de leitura.Resumo
Este artigo propõe-se a apresentar uma atividade de leitura a ser desenvolvida na aula de Língua Portuguesa e Literatura, que tem como temática as periferias urbanas. Em razão de focalizarmos, neste trabalho, em apenas uma atividade que compõe um projeto, trabalharemos exclusivamente com o conto “Espiral”, de Geovani Martins (2018), como texto-base para nossa tarefa de leitura. Para elaborá-la, três pressupostos teóricos são destaque: Freire (1989) e sua concepção acerca do ato de ler como ato criador; Rottava (2003) e o seu pressuposto de que leitura e escrita devem ser processos interrelacionados que objetivem um processo contínuo de interação e Orlandi (2001) e sua compreensão da leitura como um trabalho simbólico de significação. A partir das considerações desses autores, propusemo-nos a criar uma atividade que entenda a leitura como uma prática de construção de sentidos e, a partir disso, que possibilite ao aluno, então leitor, tornar-se também autor.Referências
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