O ato criador e a construção do sentido na leitura e na escrita em sala de aula

Thiago Martins Rodrigues, Nathielle Rodrigues Nogueira

Resumo


Este artigo propõe-se a apresentar uma atividade de leitura a ser desenvolvida na aula de Língua Portuguesa e Literatura, que tem como temática as periferias urbanas. Em razão de focalizarmos, neste trabalho, em apenas uma atividade que compõe um projeto, trabalharemos exclusivamente com o conto “Espiral”, de Geovani Martins (2018), como texto-base para nossa tarefa de leitura. Para elaborá-la, três pressupostos teóricos são destaque: Freire (1989) e sua concepção acerca do ato de ler como ato criador; Rottava (2003) e o seu pressuposto de que leitura e escrita devem ser processos interrelacionados que objetivem um processo contínuo de interação e Orlandi (2001) e sua compreensão da leitura como um trabalho simbólico de significação. A partir das considerações desses autores, propusemo-nos a criar uma atividade que entenda a leitura como uma prática de construção de sentidos e, a partir disso, que possibilite ao aluno, então leitor, tornar-se também autor. 

Palavras-chave


Leitura; escrita; atividade de leitura.

Referências


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: _____. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores associados; Cortez, 1989.

KLEIMAN, Angela B. O conhecimento prévio na leitura. In: _____. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1995.

_____. MORAES, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: 2003.

MARTINS, Geovani. Espiral. In: _____. O Sol na Cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ORLANDI, Eni P. Os efeitos de leitura na relação discurso/texto. In. _____. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PIRES, Zeferino Carolina. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Letras. Porto Alegre. 2017.

ROTTAVA, Lucia. Leitura e escrita: diferentes perspectivas. In: _____. A leitura e a escrita como processos interrelacionados de construção de sentidos em contexto de ensino/aprendizagem de português como L2 para hispano-falantes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.