A (não) leitura no Brasil e como o Enem pode ajudar: o potencial da prova de Linguagens na formação de leitores

Auteurs

  • Paula Cruz Pereira Universidade de Brasília

Mots-clés :

Literatura, Leitor, Leitura, Formação de Leitores, Teoria Literária, Enem

Résumé

Este artigo procura traçar uma relação entre a pouca leitura no Brasil e o modo como se pratica (ou não) leitura nas aulas de literatura. A prática convencional no estudo e ensino do cânone literário parece afastar a literatura de leitura, do leitor e do tempo presente. A consequência, da parte dos alunos, parece ser uma ausência tanto de gosto quanto de competências de leitura. Sendo assim, este trabalho busca revisitar as premissas da crítica literária à luz de Todorov e Felski, propondo uma abordagem literária que parte das experiências do leitor, bem como conceber mudanças efetivas nas salas de aula. Para tal fim, analisamos a prova de Linguagens do Enem 2019 como possível ferramenta de reformulação do ensino, observando os seguintes critérios: gênero dos textos utilizados, natureza dos enunciados e ausência ou presença do texto original. Concluímos que a prova requer ajustes, mas faz um movimento inicial de aproximação entre leitura e literatura. Resta saber se as escolas começam a fazer o mesmo movimento.

Biographie de l'auteur

Paula Cruz Pereira, Universidade de Brasília

Aluna de graduação em Letras, com ênfase em Literatura, na Universidade de Brasília. Realizou período sanduíche na Columbia University (NY, EUA) em 2018. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o papel do ensino médio na formação de leitores no país. Principais áreas de interesse: leitura, ensino de literatura e literatura comparada.

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Publiée

2022-10-25

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