A (não) leitura no Brasil e como o Enem pode ajudar: o potencial da prova de Linguagens na formação de leitores
Palabras clave:
Literatura, Leitor, Leitura, Formação de Leitores, Teoria Literária, EnemResumen
Este artigo procura traçar uma relação entre a pouca leitura no Brasil e o modo como se pratica (ou não) leitura nas aulas de literatura. A prática convencional no estudo e ensino do cânone literário parece afastar a literatura de leitura, do leitor e do tempo presente. A consequência, da parte dos alunos, parece ser uma ausência tanto de gosto quanto de competências de leitura. Sendo assim, este trabalho busca revisitar as premissas da crítica literária à luz de Todorov e Felski, propondo uma abordagem literária que parte das experiências do leitor, bem como conceber mudanças efetivas nas salas de aula. Para tal fim, analisamos a prova de Linguagens do Enem 2019 como possível ferramenta de reformulação do ensino, observando os seguintes critérios: gênero dos textos utilizados, natureza dos enunciados e ausência ou presença do texto original. Concluímos que a prova requer ajustes, mas faz um movimento inicial de aproximação entre leitura e literatura. Resta saber se as escolas começam a fazer o mesmo movimento.Citas
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