The presence of the school manual in the teaching of philosophy: in a pandemic time
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.250772Keywords:
teaching philosophy, pandemic, school manual, legislationAbstract
The present text aims to analyze the presence of the school manual in the teaching of philosophy: in a time of pandemic. In addition to depriving social interaction, the advances of covid-19, caused ruptures in the teaching-learning process and in the socio-political-cultural formation in process in the educational institutions of nations. Such a scenario has become a challenge for teachers who live with contemporary fears of the pandemic, being urged to (re)structure their pedagogical practices in line with the World Health Organization (WHO) protocols. In the teaching of philosophy, the presence of school manuals point to a strategic instrument, but the absence of didactic resources indicates the importance of primordial discussions, such as (re)positioning philosophy in Basic Education.
References
ALMEIDA JÚNIOR, J. B. de. Os eixos de organização dos conteúdos e a problematização no ensino de filosofia. Linhas. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 24 – 39, jan. / jun. 2012. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/ view/2719 >. Acesso em 05, fev. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: filosofia – guia de livros didáticos – Ensino Médio. MEC – Secretária de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: MEC, SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na Atenção Especializada. MS, SAES, DAH. 1ª. Ed. Brasília: MS, 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. MEC, SEB, Brasília, 2020b.
CARNEIRO, S; ALENCAR, M. V de. Apresentação. In: ALENCAR, M. V. de; et al. (org.). Filosofar e ensinar a filosofar. São Paulo: ANPOF, 2017.
CHAUI, M. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2017.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (11): p. 5-24. Abr. 2002.
CORNELLI, G, et. al. A avaliação de obras do componente curricular filosofia no PNLD 2018. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 1, jan./mar. 2019. Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/veritas/article/view/30298>. Acesso em 26, jan. 2021.
FÁVERO, A. A; CENTENARO, J. B; SANTOS, A. P. Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil. REFilo. Santa Maria, v. 6, p. 01-17, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/42599/pdf>. Acesso em: 22, mai. 2021.
FERREIRA, A. C; BRISKIEVICZ, D. A; FERREIRA, S. A. B. Desafios na Tessitura do Filosofar: A prática da docência no Ensino Médio. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 01-21, 2018. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e175684.pdf>. Acesso em: 28 de abr. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HENNING, L. M. P. Relações conflituosas entre a Filosofia e Educação no Brasil: implicações ao “Ensino de Filosofia” In: ALENCAR, Marta Vitória de; et al. (org.). Filosofar e ensinar a filosofar. São Paulo: ANPOF, 2017.
MELANI, R. Diálogo: primeiros estudos em filosofia. São Paulo: Moderna, 2016.
SILVA, M. R. da. A BNCC da reforma do ensino médio: O resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonto, v. 34, p. 01-15, 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e214130.pdf>. Acesso em: 21 de mar. 2021.
RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SANTA CATARINA. Diretrizes Sanitárias. Florianópolis: SED/SC, 2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/13JpI3bInU3Do59SkO8xlQLl2LUcc5rJ8/view>. Acesso em: 21 de mar. 2021.
SANTOS, L. dos R. Prefácio. In: CARMINATI, C. J. (org.). Ensinar filosofia para quê? O ensino de filosofia na Itália, Portugal, Moçambique e Brasil. Goiana: C&A Alfa Comunicações, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.