A presença do manual escolar no ensino de filosofia: em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.250772

Palavras-chave:

ensino filosofia, pandemia, manual escolar, legislação

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar a presença do manual escolar no ensino de filosofia: em tempo de pandemia. Os avanços da covid-19 provocaram rupturas no processo de ensino-aprendizagem que privam o convívio social, construindo barreiras na formação sócio-política-cultural em processo nas instituições educacionais das nações. Tais instituições tornaram espaços solitários, e os professores mesmo convivendo com os medos contemporâneos da pandemia, procuram restabelecer conexões e propiciar uma prática pedagógica em consonância aos protocolos. No ensino de filosofia os desafios percorrem a história da educação, além da centralidade dos manuais escolares (ausência de recursos didáticos), faz necessário retomar discussão primordiais, como (re)posicionar da filosofia na Educação Básica.

Biografia do Autor

Aldemir Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Secrataria do Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa - História e Historiografia da Educação; Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

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Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Fluxo Contínuo