Para uma crítica dos limites da educação para consciência - ou para que em geral consciência, se no principal ela é supérflua?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251580

Palavras-chave:

consciência, hermenêutica filosófica, educação, metafísica

Resumo

Pretendemos nesse artigo, desenvolver alguns elementos pontuais da reflexão nietzschiana, que é presença marcante no pensamento de Gadamer no que diz respeito ao reconhecimento da independência epistemológica das ciências humanas em relação às ciências da natureza, alinhando os dois autores nesse sentido, numa postura anti-metafísica. Para isso, dialogaremos com algumas questões apresentadas por Nietzsche, principalmente em sua obra A Gaia Ciência, como elementos que certamente contribuem para a elaboração da crítica a pretensão idealista da educação para a “conscientização”, esclarecendo os limites metafísicos de tal postulação. Os limites presentes na crítica de Nietzsche à metafísica, ressoam na reflexão de Gadamer fundamentalmente no que se refere à esquizofrenia metódica da ciência naturais, enquanto consequência da filosofia da consciência. É mister destacar que nossa crítica restringe-se a atacar os limites da pretensão de uma educação para a conscientização, que desconhece, desta maneira, o devir histórico, tomando para si o “lugar da verdade”, submetendo-se assim ao horizonte metafísico.

Biografia do Autor

Patrícia Rosí Prohmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação; Filosofia da Educação

Sérgio Ricardo Silva Gacki, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Pós-Doutor pela Catholic University of America - CUA, graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Licenciado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

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Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Dossiê temático sobre Filosofia Hermenêutica