Proposta de uma Pedagogia Política para Superar o Dilema da Questão Ambiental na Cidade Capitalista (A Political Pedagogy to Overcome the Environmental Question of the Capitalist City Dilemma)

Claudio Jorge Moura de Castilho, Doris Jamylla Siqueira Lopes Campos, Milena Barros Gomes

Resumo


Busca-se, neste texto, encorajar o pensamento sobre os avanços das conquistas em termos de experiências de participação da Universidade pública no espaço urbano, através da reflexão crítica sobre as práticas do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (Mseu) junto a ações e movimentos sociais em Recife/Brasil. A estrutura do texto compõe-se de uma apresentação do dilema da questão ambiental na cidade capitalista; uma definição de pedagogia política; a apresentação de algumas práticas de metodologia de superação da questão ambiental; e, ao final, tece-se algumas considerações finais. Do ponto de vista metodológico, sua construção aconteceu com base em experiências práticas e teóricas acumuladas pelo Mseu. Mostrou-se, ao final, que as inter-relações resultantes da reaproximação entre Universidade e movimentos sociais estão esboçando possibilidades concretas do estabelecimento de uma pedagogia política em territórios vividos da cidade, o que se faz relevante para a concretização do desenvolvimento territorial de caráter ambiental.

Palavras-chave


Universidade; Comunicação; Sociedade; Pedagogia Política.

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DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.2.p268-282



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

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