Sobre os que fazem a guerra: migração, origem e perfil social dos soldados do exército da Companhia das Índias Ocidentais (1630-1654). // On those who make war: migration, origin and social profile of the Army soldiers of the West Indies Company (1630-1654).

Bruno Romero Ferreira Miranda

Resumo


Entre os anos de 1630 e 1654, a Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie, ou WIC) contou com o serviço de milhares de homens para mover uma guerra de conquista, expansão e manutenção de parte do Brasil. Apesar de muitos pesquisadores terem se dedicado ao estudo do período histórico chamado de Brasil Neerlandês e feito pesquisas sobre uma ampla variedade de temas, a história da gente alistada na Europa para o serviço de guerra da WIC continua desconhecida. O objetivo deste artigo é preencher essa grande lacuna na historiografia sobre o Brasil Neerlandês e oferecer elementos para um melhor entendimento desse período histórico, bem como mostrar como esses recrutados estavam inseridos em um circuito mais amplo de migrações atlânticas.

Palavras-chave


Migrações atlânticas, Brasil Neerlandês, Soldados. // Atlantic Migrations, Dutch-Brazil, Soldiers.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 .

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores:

                    

                                   

 

eISSN: 2525-5649  Av. da Arquitetura, s/n CFCH-10°Andar, CDU - Recife-PE - CEP: 50740-550 Fone:+55(81)2126-8292  editorclio@gmail.com

                                                                                                                                                                         desde 20. Set. 2018  Contador de visitas