SOBRE OS QUE FAZEM A GUERRA: MIGRAÇÃO, ORIGEM E PERFIL SOCIAL DOS SOLDADOS DO EXÉRCITO DA COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS (1630-1654)

Bruno Romero Ferreira Miranda

Resumo


Entre os anos de 1630 e 1654, a Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie, ou WIC) contou com o serviço de milhares de homens para mover uma guerra de conquista, expansão e manutenção de parte do Brasil. Apesar de muitos pesquisadores terem se dedicado ao estudo do período histórico chamado de Brasil Neerlandês e feito pesquisas sobre uma ampla variedade de temas, a história da gente alistada na Europa para o serviço de guerra da WIC continua desconhecida. O objetivo deste artigo é preencher essa grande lacuna na historiografia sobre o Brasil Neerlandês e oferecer elementos para um melhor entendimento desse período histórico, bem como mostrar como esses recrutados estavam inseridos em um circuito mais amplo de migrações atlânticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 .

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

                          

             

eISSN: 2525-5649  Av. da Arquitetura, s/n CFCH-10°Andar, CDU - Recife-PE - CEP: 50740-550 Fone:+55(81)2126-8292  editorclio@gmail.com

                                                                                                                                  contador inserido em 14. Junho. 2018   hits counter html