A botânica como missão pedagógica: Manuel Arruda da Câmara e a peculiaridade de suas interpretações sobre as espécies brasileiras (1752-1811)
Abstract
No artigo, investigamos a obra do naturalista viajante Manuel Arruda da Câmara a partir da leitura analítica dos seus escritos botânicos dedicados aos sertões do Norte das Capitanias da América Portuguesa, durante a transição Colônia-Império. Espero reunir e concatenar vestígios que lancem luz sobre o contexto social e político europeu que impulsionou a corrida pela exploração de recursos naturais favoráveis ao comércio da Coroa Portuguesa, situando as viagens científicas e exploratórias como possíveis aplicações financiadas das concepções do naturalismo-utilitário, influenciadas de perto pelas concepções neofisiocratas, então em voga. Isso nos permitirá detectar a peculiaridade das observações e experiências de Arruda, abrindo campo para futuras investigações sobre inter-relações das sociedades com a natureza dos sertões a partir dos fragmentos de descrições da paisagem natural, de forma a estabelecer um cenário ambiental e humano das Capitanias do Nordeste colonial em fins dos Setecentos e na primeira década dos Oitocentos.
Palavras-Chave: Botânica, História Ambiental, Reformismo Ilustrado
Downloads
Issue
Section
License
Upon submitting an article to the CLIO Journal, the author guarantees that the article is original and that it does not contain calumnious or defamatory declarations, that it does not infringe upon any intellectual property rights, be they commercial, industrial or third party, as well as promptly reimbursing the Federal University of Pernambuco/ CLIO Journal for any indemnities, harm caused or costs which may occur because of any breach of these guarantees.
The author retains the copyright on the article, authorizing, however, the Federal University of Pernambuco/CLIO: Historical Research Journal to use of the article in question, in whole or in part, in edited or complete form, in Portuguese or in whatever other language, in printed form or in whatever other form of disclosure, the referred-to institution thereby being exempt of whatever payment of royalties to the author.
 
						




