A botânica como missão pedagógica: Manuel Arruda da Câmara e a peculiaridade de suas interpretações sobre as espécies brasileiras (1752-1811)
Resumen
No artigo, investigamos a obra do naturalista viajante Manuel Arruda da Câmara a partir da leitura analítica dos seus escritos botânicos dedicados aos sertões do Norte das Capitanias da América Portuguesa, durante a transição Colônia-Império. Espero reunir e concatenar vestígios que lancem luz sobre o contexto social e político europeu que impulsionou a corrida pela exploração de recursos naturais favoráveis ao comércio da Coroa Portuguesa, situando as viagens científicas e exploratórias como possíveis aplicações financiadas das concepções do naturalismo-utilitário, influenciadas de perto pelas concepções neofisiocratas, então em voga. Isso nos permitirá detectar a peculiaridade das observações e experiências de Arruda, abrindo campo para futuras investigações sobre inter-relações das sociedades com a natureza dos sertões a partir dos fragmentos de descrições da paisagem natural, de forma a estabelecer um cenário ambiental e humano das Capitanias do Nordeste colonial em fins dos Setecentos e na primeira década dos Oitocentos.
Palavras-Chave: Botânica, História Ambiental, Reformismo Ilustrado
Descargas
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista CLIO, el autor asegura que el artículo es original y no contiene declaraciones difamatorias o calumniosas, que no infrinje cualquier derechos de propiedad intelectual, comercial o industrial de terceros, y rápidamente reembolsar a la Universidad Federal de Pernambuco/Revista CLIO de qualquier compensaciones, pérdidas o gastos que puedan ocurrir debido al incumplimiento de estas garantías.
El autor conserva los derechos de autor sobre el artículo, y permite, sin embargo, la Universidad Federal de Pernambuco /CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, utilizar dicho artículo, en su totalidad o en parte, editado o total, en português o cualquier otro idioma, en forma impresa o cualquier otro medio de divulgación, eximiendo la dicha institución de cualquier pago de derechos de autor al autor.
 
						




