Entre a confissão e a sociedade: aspectos sociais de uma freguesia colonial no fim do setecentos – Santa Luzia do Norte - Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2019.37.2.16Palabras clave:
Confessos, Freguesia, Alagoas, SociedadeResumen
O presente artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados obtidos através da pesquisa realizada em uma fonte específica, o Rol de Confessos. Tal documentação apresenta dados populacionais angariados anualmente através da Igreja Católica em diversas freguesias, no nosso caso, falamos da freguesia de Santa Luzia do Norte em Alagoas. O espaço geográfico compreendido pela documentação da conta de dois cenários: um rural, ligado aos engenhos e povoações e outro mais urbano relacionado ao núcleo central da freguesia. Inicialmente vamos entender qual a função e a origem desta documentação para posteriormente amealhar informações sobre a sociedade na freguesia, buscando dados sobre contingente populacional, escravidão e outras informações que possam nos mostrar um pouco desse passado colonial em Alagoas.
Citas
ALMEIDA, Luiz Sávio de. A formação Histórica de Alagoas (I)- Rotas de acumulação do açúcar. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial., 2018.
ALMEIDA, Maria Suely Kofes de; CORRÊA, Mariza et. all. Colcha de Retalhos: estudos sobre a família no Brasil. São Paulo. Editora Brasiliense, 1982.
COSTA, Craveiro & CABRAL, Torquato (Orgs.). Indicador Geral do Estado de Alagoas. Maceió: Edufal; Imprensa Graciliano Ramos, 2016.
DA VIDE, D. Sebastião Monteiro. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, Feitas e Ordenadas pelo Ilustríssimo, e Reverendíssimo senhor D. Sebastião Monteiro da Vide, Arcebispo do dito Arcebispado, e do Conselho de Sua Majestade, Propostas e Aceitas em Sínodo Diocesano, que o dito Senhor Celebrou em 12 de Junho do ano de 1707. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2007.
DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. O Bangüê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de açúcar na vida e na cultura regional. 3ª edição. Maceió: Edufal, 2012.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51º Ed. São Paulo: Global, 2006.
Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL - Freguesia de Sana Luzia da Lagoa do Norte, Livro de registro dos confessados. 1796 a 1819. Cx. 2 (62-02-02-07).
Mapa de População da Comarca de Olinda - AHU – Pernambuco – 15 - CX. 178 – D. 12472
MELLO, José Antônio Gonsalves de. Administração da Conquista. Recife: CEPE, 2004.
MORENO, Diogo Campos. Razão do Estado do Brasil no Governo do Norte somete asi como o teve dõ Diogo de Meneses até o anno de 1612 [ Manuscrito] . - [c. 1616] .
PAIVA, Eduardo França; CHAVES, Manuel F. Fernández e GARCÍA, Rafael M. Pérez. (orgs.). De que estamos falando? Antigos conceitos e modernos anacronismos: escravidão e mestiçagens. Rio de Janeiro: Graramond, 2016.
Praefecturae Paranambucae pars Meridionalis – 1662 – Fonte: Cartografia Histórica USP.
SANTOS, Gustavo Augusto Mendonça dos. Transgressão e Cotidiano: a vida dos clérigos do hábito de São Pedro nas freguesias do açúcar em hábito de São Pedro nas freguesias do açúcar em Pernambuco na segunda metade do século XVIII (1750-1800). Dissertação de Mestrado – UFRPE. O Autor: Recife, 2013.
SIRTORI, Bruna. Entre a cruz, a espada, a senzala e a aldeia. Hierarquias sociais em uma área periférica do Antigo Regime. (1765-1784). Dissertação de Mestrado – UFRJ. O Autor: Rio de Janeiro, 2008.
PROSPERI, Adriano. Tribunais da Consciência: Inquisidores, Confessores, Missionários. São Paulo: EDUSP, 2013.
ROMEIRO, Antônio. Santa Luzia do Norte: um pouco de sua história. Maceió: ESMAL, 2008.
SANT’ANA, Moacir Medeiros de. Contribuição a História do Açúcar em Alagoas. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos; Cepal, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista CLIO, el autor asegura que el artículo es original y no contiene declaraciones difamatorias o calumniosas, que no infrinje cualquier derechos de propiedad intelectual, comercial o industrial de terceros, y rápidamente reembolsar a la Universidad Federal de Pernambuco/Revista CLIO de qualquier compensaciones, pérdidas o gastos que puedan ocurrir debido al incumplimiento de estas garantías.
El autor conserva los derechos de autor sobre el artículo, y permite, sin embargo, la Universidad Federal de Pernambuco /CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, utilizar dicho artículo, en su totalidad o en parte, editado o total, en português o cualquier otro idioma, en forma impresa o cualquier otro medio de divulgación, eximiendo la dicha institución de cualquier pago de derechos de autor al autor.


