Processos de cuidar de crianças com câncer: uma pesquisa documental

Kálya Yasmine Nunes de Lima, Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo


RESUMO

Objetivo: caracterizar as dissertações e teses disponíveis no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES que versem sobre os processos de cuidar de crianças com câncer. Método: pesquisa documental realizada no Banco de Teses da CAPES. Os dados foram coletados no mês de junho do ano de 2012. Utilizaram-se os descritores “Processos de cuidar”, “Criança” e “Oncologia”. Resultados: a amostra correspondeu a sete estudos, 6(85,7%) do mestrado acadêmico e 1(14,3%) de doutorado. As regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil foram as que mais investigaram sobre a temática. Quatro estudos pertencem a enfermagem, dois à psicologia e um à Ciências da Linguagem. Todas as pesquisas são qualitativas. Conclusão: há pouco investimento em estudos de mestrado e doutorado que trabalhem os processos de cuidar da criança oncológica, bem como a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática a partir da compreensão da criança. Descritores: Oncologia; Pesquisa; Criança Hospitalizada; Dissertações Acadêmicas.

ABSTRACT

Objective: to characterize the dissertations and theses available in the Database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES which focus on the processes of care for children with cancer. Method: documentary research performed in the Theses Base of CAPES. The data were collected in the month of June of 2012. The descriptors "processes of care", "Child" and "Oncology" were used. Results: the sample matched the seven studies, 6 (85.7%) of academic master degree and 1 (14.3%) of doctorate. The Southeast and Midwest regions of Brazil were the most investigated on the subject. Four studies are about nursing, two about psychology and the language sciences. All research are qualitative. Conclusion: there is little investment in master and doctoral studies working in processes for oncologic care for the child, as well as the need for more research that address the topic from the understanding of the child. Descriptors: Oncology; Research; Child Hospitalized; Academic Dissertations.

RESUMEN

Objetivo: caracterizar las disertaciones y tesis disponibles en el Banco de Datos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES que se enfoquen sobre los procesos de cuidar de niños con cáncer. Método: investigación documental realizada en el Banco de Tesis de la CAPES. Los datos fueron recogidos en el mes de junio de 2012. Se utilizaron los descriptores “Procesos de cuidar”, “Niño” y “Oncología”. Resultados: la muestra correspondió a siete estudios, 6(85,7%) del mestrado académico y 1(14,3%) de doctorado. Las regiones Sudeste y Centro-oeste de Brasil fueron las que más investigaron sobre el tema. Cuatro estudios pertenece a enfermería, dos a la psicología y un a la Ciencias del Lenguaje. Todas las investigaciones son cualitativas. Conclusión: hay poca inversión en estudios de maestría y doctorado que trabajen los procesos de cuidar del niño oncológico, así como la necesidad de más investigaciones que aborden el tema a partir de la comprensión del niño. Descriptores: Oncología; Investigación; Niño Internado; Disertaciones Académicas.


Palavras-chave


medical oncology; research; child hospitalized; academic dissertations.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i10a10060p3298-3305-2014



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