O brinquedo terapêutico em ambiente de cuidado crítico pediátrico: revisão integrativa

Cassiana Mendes Bertoncello Fontes, Thaís Quintana Coral, Lis Amanda Ramos Toso

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender como é o estado da arte da utilização do brinquedo terapêutico em unidade de terapia intensiva pediátrica e em ambientes de cuidado crítico pediátrico. Método: revisão integrativa que se propõe a responder as questões << Como se descreve na literatura a utilização do brinquedo terapêutico com crianças em ambientes de cuidado crítico, que não sejam apenas em cuidado intensivo? >> << Qual é o estado da arte da utilização do brinquedo terapêutico pelo enfermeiro nesses ambientes? >> << Quais as dificuldades apontadas para a implementação do brinquedo terapêutico na prática de enfermagem? >> Utilizamos descritores em português e em inglês, em bases de dados nacional e internacional, de maio a dezembro de 2013. Resultados: nove artigos foram identificados, seis na Scielo e Cochrane e três na Medline, de acordo com o cruzamento dos descritores propostos. Conclusão: é limitada a utilização do brinquedo em terapia intensiva e mais estudos são necessários para a sua implementação. Descritores: Jogos e Brinquedos; Enfermagem Pediátrica; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

ABSTRACT

Objective: understanding how the state of the art is in the use of therapeutic toy in a pediatric intensive care unit and pediatric critical care environments. Method: an integrative review that aims to answer the questions << How is described in the literature using therapeutic toy with children in critical care environments that are not only in intensive care? >> << What is the state of the art using therapeutic toy by nurses in these environments? >> << What are the difficulties identified for the implementation of therapeutic toy in nursing practice? >> We used descriptors in Portuguese and English, in national and international databases, from May to December 2013. Results: there were identified nine articles, six in Scielo and Cochrane and three in Medline, according to the intersection of the proposed descriptors. Conclusion: it is limited the use of the toy in intensive care and more studies are needed to implement it. Descriptors: Games and Toys; Pediatric Nursing; Pediatric Intensive Care Unit.

RESUMEN

Objetivo: comprender cómo es el estado dela arte del uso del juego terapéutico en una unidad de cuidados intensivos pediátricos y entornos de cuidados intensivos pediátricos. Método: una revisión integradora que tiene como objetivo responder a las preguntas << ¿Como se describe en la literatura el uso del juego terapéutico con los niños en entornos de cuidados críticos que no son sólo en cuidados intensivos? >> << ¿Cuál es el estado de la arte del uso del juego terapéutico por las enfermeras en estos ambientes? >> << ¿Cuáles son las dificultades identificadas para la aplicación del juego terapéutico en la práctica de enfermería? >> Utilizamos descriptores en portugués e inglés, en bases de datos nacionales e internacionales, de mayo a diciembre de 2013. Resultados: se identificaron nueve artículos, seis en Scielo y Cochrane y tres en Medline, de acuerdo a la intersección de los descriptores propuestos. Conclusión: se limita al uso del juguete en cuidados intensivos y más estudios son necesarios para ponerlo en práctica. Descriptores: Juegos y Juguetes; Enfermería Pediátrica; Unidad de Cuidados Intensivos Pediátricos.


Palavras-chave


jogos e brinquedos; enfermagem pediátrica; unidade de terapia intensiva pediátrica.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i8a10676p8899-8907-2015



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