Itinerário de pesquisa Paulo Freire contribuição no campo de investigação em enfermagem

Maria Antônia Ramos Costa, Dandara Novakowski Spigolon, Elen Ferraz Teston, Verônica Francisqueti Marquete, Verusca Soares de Souza, Laura Misue Matsuda

Resumo


RESUMO

Objetivo: refletir acerca do emprego do Itinerário de pesquisa à luz das obras de Paulo Freire, com foco no Círculo de Cultura para a pesquisa em enfermagem. Método: estudo qualitativo, descritivo, de análise reflexiva. Serviram de base, as publicações de Paulo Freire e um levantamento bibliográfico na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (Scielo), sem recorte temporal especificado. A partir da leitura do material que convergia com o objeto proposto nesta reflexão, realizou-se a análise de conteúdo a partir de uma caracterização cromática entre os semelhantes. Resultados: destaca-se a dialogicidade que se qualifica por meio da atenção e da intencionalidade das pessoas envolvidas nos encontros dos Círculos de Cultura que possibilita problematizar as diversas situações vivenciadas buscando soluções. Considerando que a essência da enfermagem é o cuidar, as pesquisas nessa área necessitam detectar e desvelar as necessidades da população. Conclusão: o caminho metodológico do Círculo de Cultura, proposto por Freire, parece ser uma alternativa viável e eficaz na construção do conhecimento e no campo de investigação em enfermagem, buscando perspectiva da participação das políticas públicas de saúde e soluções para problemas da sociedade. Descritores: Educação em saúde; Educação em Enfermagem; Metodologia; Política de Saúde; Conhecimento; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to reflect upon the use of the research itinerary under the light of Paulo Freire's works, focusing on the Culture Circle for nursing research. Method: qualitative, descriptive study of reflexive analysis. Paulo Freire's publications and a bibliographic survey were used in the virtual library Scientific Electronic Library Online (Scielo), without any specifications of time frames. From the reading of the material that converged with the object proposed in this reflection, content analysis was carried out from a chromatic characterization between the similar ones. Results: the dialogicity that qualifies by means of the attention and intentionality of the people involved in the meetings of the Culture Circles stands out, which contributes to the possibility of problematizing different experienced situations in order to find solutions. Considering that the essence of nursing is caring, research in this area needs to detect and unveil the needs of the population. Conclusion: the methodological path of the Culture Circle proposed by Freire seems to be a viable and effective alternative in the construction of knowledge and in the field of investigation in Nursing, seeking perspective of the participation of public health policies and solutions to problems of society. Descriptors: Health Education; Education, Nursing; Methodology; Health Policy; Knowledge; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre el empleo del Itinerario de investigación a la luz de las obras de Paulo Freire.Método: estudio cualitativo, descriptivo, de análisis reflexivo. Sirvieron como base las publicaciones de Paulo Freire y un levantamiento bibliográfico en la biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (Scielo), sin recorte temporal especificado. A partir de la lectura del material que convergía con el objeto propuesto en esta reflexión, se realizó el análisis de contenido a partir de una caracterización cromática entre semejantes.Resultados: se destaca lo dialógico que se cualifica mediante la atención e intencionalidad de las personas implicadas en los encuentros de los Círculos de Cultura que permiten problematizar las diversas situaciones vividas buscando soluciones. Considerando que la esencia de la enfermería es el cuidar, las investigaciones en esta área necesitan detectar e desvelar las necesidades de la población. Conclusión: el camino metodológico del Círculo de Cultura propuesto por Freire parece ser una alternativa viable y eficaz en la construcción del conocimiento y en el campo de investigación en enfermería, buscando una perspectiva de participación en las políticas públicas de sanidad y soluciones a los problemas de la sociedad. Descritores: Educación em Salud; Educación em Enfermeria; Metodologia; Política de Salud; Conocimiento; Enfermería.


Palavras-chave


Educação em saúde; Educação em Enfermagem; Metodologia.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a109935p546-553-2018



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios