A monitoria de educação em saúde na enfermagem: relato de experiência

Bethania Ferreira Goulart, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, Carolina Feliciana Bracarense, Marina Pereira Rezende, Natália Gomes Vicente, Ana Lúcia de Assis Simões

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar as experiências de monitoria vivenciadas junto à disciplina de Educação em Saúde na Enfermagem, segundo a percepção do acadêmico monitor, e descrever a contribuição da monitoria para a formação profissional. Método: estudo descritivo, fundamentado no relato das vivências de monitoria junto à disciplina de Educação em Saúde na Enfermagem em uma Universidade Federal no interior de Minas Gerais. Resultados: a monitoria acadêmica favoreceu ao monitor o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a ampliação do olhar sobre as situações nas quais se pode intervir a fim de iniciar transformações no contexto de saúde. Conclusão: a monitoria junto à disciplina de Educação em Saúde na Enfermagem representa uma oportunidade para que o monitor aproxime saberes teóricos e práticos, fundamentando-se em relações de troca entre os próprios colegas com os docentes e com a comunidade. Descritores: Mentores; Educação em saúde; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to describe the experiences of monitoring lived together with the Health Education in Nursing discipline, according to the perception of the academic monitor, and to describe the contribution of the monitoring for the professional's formation. Method: descriptive study, based on the report of the experiences of monitoring with the Health Education in Nursing discipline at a Federal University in the interior of Minas Gerais. Results: academic monitoring favored the personal and professional development of the monitor, as well as the broadening of the view on the situations in which one can intervene in order to initiate transformations in the health context. Conclusion: monitoring with the Health Education in Nursing discipline represents an opportunity for the monitor to approach theoretical and practical knowledge, based on relations of exchange between colleagues themselves with teachers and the community. Descriptors: Mentors; Health education; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: relatar las experiencias de monitoreo vivenciadas junto a la cátedra de Educación en Salud en Enfermería, según la opinión del académico monitor, y describir la contribución de seguimiento para la formación profesional. Método: estudio descriptivo, basado en las experiencias de monitoreo a lo largo del curso de educación para la salud en Enfermería, Universidad Federal de Minas Gerais/UFMG. Resultados: el monitoreo académico favoreció el monitor el desarrollo personal y profesional, así como la expansión de la mirada en las situaciones en que puede intervenir con la finalidad de  cambiar el contexto de la salud. Conclusión: El monitoreo junto a la cátedra de Educación para la salud en Enfermería representa una oportunidad para el enfoque del monitor, basado en conocimientos teóricos y prácticos  fundamentando las relaciones de cambios entre sus propios colegas, con los profesores y con la comunidad. Descriptores: Mentores; Educación em Salud; Enfermería.


Palavras-chave


Mentores; Educação em saúde; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i7a23479p2979-2984-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios